A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Maria da Guia, juntamente com a sua Secretária Adjunta, Verônica Leite, em entrevista feita na manhã desta quinta-feira (19), fizeram um balanço das ações que foram feitas nas primeiras semanas de gestão.
Na ocasião, a secretária aproveitou a oportunidade para citar as ações que tiveram continuidade como o encaminhamento de pessoas para tratamento de saúde fora do seu domicílio até a capital do estado. “Nós temos o encaminhamento de pessoas para tratamento fora do domicílio, que apesar de ser da alçada da Secretaria de Saúde, estava sendo feito aqui e nós vamos dar continuidade até o dia 31 de janeiro. A partir de fevereiro, esse serviço voltará para a sua origem que é a secretaria de Saúde”, falou a secretária.
Dando continuidade, ela ainda enfatizou que esse serviço de transporte também é disponibilizado, em veículos exclusivos, para crianças com problemas de microcefalia. “Também temos o transporte para as crianças portadoras de microcefalia e hidrocefalia, pois elas não têm condições de andar com outras pessoas devido a baixa imunidade”, comentou.
Ao ser indagada sobre as ações que foram feitas nesse período de chuvas, ela comentou sobre as medidas emergenciais. “Aquelas pessoas mais necessitadas, que tiveram as suas casas com risco de desabamento, nós prestamos a assistência necessária, encontrando outros locais para que elas ficassem e pagando o aluguel social”.
Sobre a abertura do Centro POP, ela comentou que o centro foi reaberto para atender à população carente. “Tivemos a oportunidade de abrir o Centro POP onde os moradores de rua tem um lugar pra tomar um banho, faz a sua higiene pessoal, onde eles se alimentam”.
Ela ainda aproveitou o espaço para ressaltar que estão buscando resolver outras necessidades, como o encaminhamento de menores para abrigos; falou sobre alguns programas que a Secretaria oferece como o Kit gestante que dispõe do enxoval para mães carentes; foi dada continuidade aos trabalhos da casa de acolhimento infantil a qual funciona 24 horas para prestar assistência a crianças carentes.
Sobre os projetos futuros, Maria da Guia ainda comentou que pretende, em um segundo momento, dar continuidade ao serviço da Escola Profissionalizante a fim de capacitar a população patoense para que possam adquirir uma profissão. Ainda foi comentado que, assim que possível, iriam ser reabertas a casa de costura e a padaria comunitária.
]A secretária adjunta, Verônica Leite, aproveitou o espaço para explicar a situação da atualização dos cadastros do programa “Bolsa Família” a que já foi dado início, mas tinha sido interrompido por problemas com distribuição de senhas. “Estavam realmente parado os serviços por falta de senhas, mas estas já foram regularizadas e a gente já começou com o recadastramento, a reversão de cancelamento e os desbloqueios”, falou.
Os documentos necessários para o desbloqueio do Bolsa Família são:
I – Identidade;
II – CPF;
III – Comprovante de Residência;
IV – Comprovante de Rendimento;
V – CPF das crianças e os respectivos registros de nascimento.
A Secretaria de Desenvolvimento Social funciona na Rua Bossuet Wanderley, S/N, no bairro da Brasília (por trás do Colégio Cristo Rei), com atendimento horário das 7h30 às 13h30.
Fala da Secretária Maria da Guia – Download