O prefeito Dinaldinho Wanderley, recebeu em seu gabinete na manhã desta sexta-feira, (27), representantes dos Movimentos de Proteção dos Animais, que trouxeram um abaixo assinado com mais de cinco mil assinaturas pedindo a construção de um Centro de Zoonoses na cidade, projeto que o prefeito considera uma prioridade na sua gestão, tendo em vista que, ainda não há no município um local adequado para abrigar os animais recolhidos nas ruas. Também estiveram presentes na reunião o vereador Capitão Hugo e um voluntário da Associação Patoense de Proteção aos Animais (APPA).
Para Dinaldinho, o maior problema do município com relação às zoonoses são os animais de grande porte que podem causar acidentes e danos nas vias da cidade, mas há uma grande preocupação da gestão com a questão dos animais de pequeno porte como gatos e cachorros e este também é um trabalho que tem que ser realizado, no momento, de forma emergencial, a médio e longo prazo e de forma preventiva.
“Vamos agora cuidar dos animais que estão na Escola Agrícola do município. Vamos iniciar agora a segunda etapa de recolher esses animais, para poder castrá-los, tratar dos doentes e trazer mais qualidade e controle de zoonoses para o nosso município”, destacou o prefeito.
Ainda de acordo com o prefeito, a gestão pretende trabalhar em parceria com as associações existentes no Município, dando a elas condições para trabalhar junto a prefeitura no controle de zoonoses, “nós temos muitos animais nas ruas, que provocam e transmitem doenças. A omissão da prefeitura nos últimos anos será corrigida justamente na presença da prefeitura de forma enérgica e pontual”, disse Dinaldinho.
O presidente do Movimento de Proteção aos Animais, Leonardo Torres, classificou o encontro como muito produtivo e se disse esperançoso em relação as ideias e compromissos do prefeito em relação à criação do Centro de Zoonoses e ao apoio as associações do município. “O prefeito tem uma boa vontade e eu creio que através desta boa vontade ele vai conseguir resolver em um curto espaço de tempo este problema que se agrava a cada dia em Patos”, destacou.
O vereador Capitão Hugo destacou que a criação do Centro de Zoonoses é de fundamental importância, pois o local prestará vários serviços. “O Centro de Zoonoses vai fazer também um trabalho de castração dos animais e vai acabar com o pensamento que as pessoas têm que o Centro é um local apenas para exterminar. Vai ser um trabalho de controle para que não venham a proliferar doenças e mais animais soltos pelas ruas”, disse.
Fala do prefeito Dinaldinho Wanderley
– Download
Fala do presidente do Movimento de Proteção dos Animais, Leonardo Torres – Download
Fala do vereador Capitão Hugo – Download
Parabéns a todos em defesa dos animais.