Posts da Semana

By | 29/01/2017 7:17 am

 

Prefeitura de Patos continua com recadastramento dos servidores no Auditório do SAMU

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 23/01/2017 7:12 am

Encerrou, na última quarta-feira (18), o recadastramento dos funcionários públicos da Saúde. O recadastramento, que está sendo realizado na Secretaria de Administração, desde o dia 9 de janeiro (segunda-feira), contou com o comparecimento, até então, de 872 funcionários. Segundo informações da Secretária Adjunta de Administração, Socorro Fragoso, ainda faltam cerca de 100 funcionários da saúde para a conclusão do recadastramento.

Nesta quinta-feira (19), teve início o recadastramento dos servidores da Educação que vai até o dia 31 de janeiro. Os servidores dessa área devem se dirigir ao Auditório do SAMU, no bairro do São Sebastião, com os documentos exigidos (segue link abaixo com informações da documentação).

Ao final do recadastramento, será feito um relatório informando esses funcionários a cada secretaria para que os respectivos  secretários tenham um controle de quantos servidores fazem parte da sua pasta.

Socorro Fragoso ainda informou que os servidores que não puderem comparecer, por motivos superiores, ao local de recadastramento, no período estabelecido, devem entrar em contato com a Secretaria de Administração que será disponibilizado um funcionário para ir até a residência realizar o recadastramento.

Para contatos com a Secretaria de Administração use os telefones (83) 3423-3610 e 3423-3612.

Link com informações da documentação necessária para o recadastramento: http://www.patos.pb.gov.br/recadastramento-novo

Link de Formulário de recadastramento:

http://www.patos.pb.gov.br/images/arquivos/documentos/1483825922.pdf

 

 

AABB Patos promove encontro de aposentados do Banco do Brasil

A AABB de Patos realizou na terça-feira 24 de janeiro, na sede da AABB de Patos o 1º Encontro de Aposentados do Banco do Brasil em nossa cidade. Cerca de trinta aposentados compareceram ao evento que deve se repetir. A AABB local pretende atrair para sua sede frequentes reuniões com a participação dos aposentados.

 

Secretaria de Agricultura retoma o abastecimento de água nas comunidades rurais

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 27/01/2017 7:52 pm

A Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria de Agricultura, está realizando o abastecimento de água nas comunidades rurais utilizando novos procedimentos e seguindo os moldes da Operação Pipa do exército brasileiro. Uma equipe da Defesa Civil tem acompanhado a distribuição da água para fiscalizar os procedimentos e evitar possíveis desvios de finalidade.

Para o secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda, este novo modelo vai eliminar as barreiras burocráticas que existiam entre os agricultores e a secretaria, onde não será mais necessário que o agricultor ou representante da comunidade procure a secretaria para solicitar o abastecimento.

Ainda de acordo com o secretário, está sendo realizado um cadastro das comunidades para fazer um levantamento mais detalhado do consumo de água das famílias. “Nesta primeira fase, nós estamos distribuindo 307 mil litros de água, o que equivale a 30 carros-pipas. Estamos atendendo, ainda, às demandas antigas desde setembro e nós vamos fazer com essas demandas a distribuição de mais de um milhão de litros de água”, destacou o secretário.

A expectativa da Secretaria é que nos próximos 40 dias todas as demandas atrasadas sejam atendidas e que o abastecimento passe a acontecer de forma automática, tendo como orientação o levantamento que está sendo realizado.

 

PROCON realiza pesquisa de preços nos postos de combustíveis de Patos

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 27/01/2017 7:58 pm

A Secretaria de Defesa do Consumidor (PROCON – Patos) realizou, entre os dias 18 e 20 de janeiro, uma pesquisa nos postos de combustíveis do município, onde foi encontrada uma variação nos valores, principalmente, da gasolina comum entre R$ 3,69 e R$ 3,83.

Na oportunidade, a equipe de pesquisa orientou os responsáveis pela administração dos postos a manterem os preços de seus produtos de acordo com o Código de Defesa de Consumidor, bem como a divulgação desses valores sempre em locais e formatos que facilitem a visualização e também detalhem as formas de pagamento.

De acordo com a Secretaria, esse tipo de pesquisa vem sendo bastante procurada pelo consumidor que a cada dia busca maiores informações sobre o mercado para economizar o seu dinheiro.

O secretário, Bruno Maia, ainda orienta aos consumidores que, em caso de dúvida ou direito violado, procurem o PROCON. “Deixamos bem claro a toda população que, caso insista em algum problema, alguma falta de informação que fique obscura ou ilegível, ou que não tenha ficado clara por algum motivo, entre em contato com o PROCON ou nos ligue, ou compareça na nossa sede que nós iremos investigar”, acrescentou.

O PROCON fica localizado na Rua Rui Barbosa, Centro e o telefone para contato é o (83) 3423-3629 com atendimento ao público de segunda à sexta, das 8h às 14h.

 

Secretaria de Saúde promoveu mobilização de combate a Hanseníase no centro de Patos

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 27/01/2017 8:04 pm

Como parte das ações que marcam o Dia Mundial de Combate a Hanseníase, a Secretaria de Saúde de Patos realizou, na manhã desta terça-feira (24/01), no centro da cidade, ao lado da Prefeitura Municipal, uma mobilização educativa dirigida à população com o objetivo de orientá-la para que possa identificar os sinais e sintomas da doença visando o diagnóstico precoce.

Na ocasião, houve distribuição de panfletos e informativos para aqueles que circularam pelo centro da cidade sobre as formas de contágio e de tratamento da doença.  O prefeito Dinaldinho Wanderley, acompanhado da Secretária de Saúde, Andressa Lopes, fez a abertura da campanha, participou da abordagem aos motoristas e orientou a todos de que a Prefeitura de Patos, através da Secretaria de Saúde, está disponível e pronta para receber a população na prevenção.

“É importante entender que a Hanseníase tem tratamento, mas aquilo que nós queremos é preveni-la antes que chegue esse momento de tratamento. Essa campanha, deste mês, é muito importante pra que a população primeiro conheça o que é a Hanseníase, como se prevenir, como tratá-la e saber que existe uma secretaria que está atenta a isso e preparada para recebê-los”, acrescentou  Dinaldinho.

Além do prefeito, estiveram presentes diversos profissionais da Secretaria de Saúde para prestar apoio e orientação à população patoense quanto aos cuidados com a prevenção e tratamento da doença. Vale ressaltar que todos os casos de hanseníase têm tratamento e cura.

O Dia Mundial de Combate à Hanseníase é comemorado sempre no último domingo do mês de Janeiro. A doença é infectocontagiosa, de evolução crônica e longa, causada pelo Bacilo de Hansen, um microorganismo que afeta, na maioria das vezes, a pele e os nervos das extremidades do corpo. É uma das doenças mais antigas já registradas na literatura com casos na China, Egito e Índia.

A Hanseníase é transmissível por meio da respiração de um indivíduo doente, sem tratamento, através do convívio prolongado com alguma pessoa saudável, e pode levar a sérias incapacidades físicas. É uma doença curável e o tratamento é feito por via oral com a associação de dois ou três medicamentos, denominado Poliquimioterapia. O tratamento é oferecido, gratuitamente, nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde)  do município, através do SUS (Sistema Único de Saúde) e é mais efetivo quando a doença é diagnosticada precocemente.

Em Patos, o número de casos registrados, e em tratamento, é 14. Três casos do tipo PAUCIBACILAR, considerados insuficientes para infectar outras pessoas, onze casos do tipo MULTIBACILAR ou contagioso e um caso de cura.

Um dos principais objetivos da mobilização, além de conscientizar a população sobre a doença, foi tentar quebrar o preconceito das pessoas e reintegrar, na sociedade, as pessoas atingidas pela Hanseníase que, antes, eram isoladas compulsoriamente.

De acordo com o Gerente de Vigilância e Saúde, Larrimê Morais, a mobilização visa orientar a população para uma questão de saúde pública.

“O principal objetivo da Vigilância e Saúde juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, é passar esclarecimentos para a população em relação à Hanseníase. A Hanseníase é um problema de Saúde Pública, mundialmente falando, e, a cada ano que se passa, vem surgindo novos casos desta doença, principalmente, no nosso país. Destacando que o nosso país é pioneiro no tratamento dessa doença ”, completou.

De acordo com a jovem patoense, Francisca Paula, ações como essas são importantes para trazer mais informação à população.

“Pra mim, foi muito boa essa manifestação, porque a prefeitura, em convênio com os hospitais e com a Secretaria de Saúde, veja isso de frente pra resolver os problemas diante da Hanseníase. É um problema que é simples, mas tem que ter cautela diante disso e as pessoas precisam se conscientizar que precisamos buscar o médico. Eu acho que quanto mais informação, melhor, tanto pra mim, quanto pra população em geral”, comentou.

O Secretário Adjunto, Wendell Kley, acrescentou que a Secretaria de Saúde do Município está com uma equipe preparada para o trabalho de combate e tratamento da doença.

“A Secretaria de Saúde veio à população pra informar os principais sintomas, os meios de transmissão, e qual acesso ao portador da Hanseníase aos nossos serviços de saúde. O tratamento é gratuito nas nossas Redes de Saúde de Atenção Básica e qualquer um dos sintomas que o cidadão sentir em seu corpo, procure nossas  unidades de saúde”, completou.

 

Animais apreendidos nas ruas de Patos são levados para o antigo Parque de Exposições

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 27/01/2017 8:08 pm

Na manhã desta segunda-feira (23/01), a Secretaria de Agricultura de Patos iniciou a apreensão de animais de médio e grande porte soltos pelas ruas e terrenos na cidade de Patos. A equipe responsável por essas apreensões já percorreu diversos locais, apreendendo cerca de 40 de animais.

“Foi determinação do nosso Prefeito Dinaldinho que começássemos imediatamente a captura desses animais. Esses animais que tanto causam problemas de zoonose, como o próprio risco de acidentes quando estão soltos em via pública”, afirmou o Secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda.

Os animais recolhidos estão sendo levados para o antigo Parque de Exposições de Animais, onde foi preparado um local adequado para contê-los.

“Nós adequamos o local ao lado do Parque de Exposições, quem puder conferir está lá. O local foi limpo, foram levantadas cercas, comedouro e bebedouro. Os animais receberão assistência veterinária ao entrar e ao sair daquela localidade”, ressaltou o Secretário João Paulo de Lacerda.

O veterinário, Thiago Candeia, também ressaltou que os animais ficam separados por espécies, o que ajuda a melhorar o bem-estar animal e evita traumatismos e brigas entre eles.

Esses animais, uma vez apreendidos, ficam retidos por até três dias, podendo ser vendidos, através de leilão ou doados conforme a lei Municipal 2.714/99. A multa para os bovinos é de R$ 50,00; para equinos (cavalos, potros e burros) R$ 40,00; caprinos, ovinos, jumentos e suínos R$ 20,00. Além da multa o proprietário pagará uma taxa cobrada por dia de confinamento no valor de R$ 20,00 para suínos, caprinos, asininos e ovinos e de R$ 30,00 para equinos e bovinos.

Para o animal ser liberado é necessário, além do pagamento das taxas e multas, a apresentação de xérox do CPF, identidade, comprovante de residência e ser maior de 18 anos, sendo necessário, ainda, que o proprietário do animal assine um termo circunstanciado se comprometendo a não deixar mais o animal solto pela cidade.

As denúncias relacionados aos animais soltos nas ruas podem ser feitas através de foto e localização enviados para o aplicativo Whatsapp no número (83) 9 9677-4964.

Essa ação também faz parte da “Operação Cidade Limpa”, lançada oficialmente pelo prefeito Dinaldinho Wanderley na última quarta-feira (18).

 

Ações da administração Dinaldinho Wanderley repercutem na sociedade

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 27/01/2017 8:14 pm

As primeiras ações da gestão do prefeito Dinaldinho Wanderley têm repercutido positivamente e gerado reações da população e de instituições importantes sediadas no Município, como a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que através da diretora do Centro de Saúde e Tecnologia Rural do campus de Patos, Ana Célia Rodrigues, parabenizou o prefeito pelas ações executadas, principalmente as relacionadas ao meio ambiente.

Através de ofício, encaminhado ao gabinete do prefeito, a professora Ana Célia, felicitou a gestão pelos trabalhos desenvolvidos na prevenção das enchentes, com as desobstruções dos canais e limpeza de vias e terrenos, realizados desde a primeira chuva pela Operação “Cidade Limpa”, bem como os cuidados com as matas ciliares.

A apreensão de animais soltos em ruas e os esforços para construir o Centro de Zoonoses foi outro ponto destacado pela diretora, que ainda, ressaltou a disposição da instituição para contribuir com a prefeitura nas ações que venham a melhorar cada vez mais a cidade e a vida da população.

 

Profissionais do SAMU-Patos, PA Maria Marques e UPA receberam capacitação

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 27/01/2017 8:18 pm

Após três dias de intensa capacitação, os profissionais do SAMU-Patos, PA Maria Marques e UPA participaram de um treinamento prático. O processo de capacitação, que aconteceu no auditório do SAMU desde o dia 23 e teve o seu encerramento hoje (25/01) com uma aula prática no Terreiro do Forró que contou com simulações de acidentes e práticas de atendimento de pequena e grande complexidade.

A capacitação desses profissionais tem como principal objetivo garantir o exercício legal e ético da profissão, a fim de trazer mais humanização ao atendimento e proteger o cidadão que necessite desses serviços.

Os resultados foram satisfatórios e os soorristas consideraram de grande importância para o atendimento à população. A técnica em enfermagem, Elisângela Gomes, considerou a capacitação essencial para sua categoria. “Pra gente que trabalha no serviço de urgência e emergência, salvando vidas, este trabalho é muito importante para cada profissional que está aqui. Um treinamento bem feito, uma equipe bem preparada com certeza vai dar a resposta certa para o paciente que está precisando daquele atendimento”, comentou.

O prefeito Dinaldinho Wanderley esteve presente assistindo as apresentações e considerou a atividade relevante para a saúde da população.

“É muito importante isso tudo. Nós temos que fazer isso aqui permanentemente,  não só agora. O evento, hoje, de simulação, não termina a educação continuada que queremos no SAMU. Na verdade, nós queremos ampliar isso da regionalização, nós já fizemos investimentos pesados no SAMU. Nós tínhamos apenas uma ambulância funcionando, levantamos mais quatro, estão chegando mais duas ambulâncias novas e estamos recuperando mais duas. Com isso, vamos oferecer à população um serviço de qualidade pelo SAMU, não só qualidade com equipamentos, mas, principalmente, com a capacidade técnica que têm os socorristas do SAMU. Com a reabertura da UPA e o PA Maria Marques 24 horas, nós teremos uma mudança no estilo de fazer o atendimento de emergência e urgência no nosso município”, comentou.

Dando continuidade, Dinaldinho ainda acrescentou que  o serviço humanizado na saúde é de muita importância.

“Humanização é muito importante, a população passou muito tempo sofrendo, sem saúde, sem atendimento, então essas capacitações, trazem um lado mais humano ao atendimento, porque se muda a técnica e, principalmente, o socorrista vai ter esse olhar mais voltado à população. Esse é o papel da prefeitura, papel do poder público municipal em agir, naquele momento, onde é que está mais sensível a população e essa humanização vai percorrer durante os nossos quatro anos”, completou.

 

Prefeitura Municipal de Patos e Caixa Econômica Federal reafirmam parceria e contratos

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 27/01/2017 8:24 pm

Na tarde dessa quarta-feira (25/01), o Prefeito Dinaldinho Wanderley juntamente com o Secretário de Planejamento, Nilton Domiciano; o Secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Carlos Antônio de Figueiredo Martins (Lito); o Engenheiro da Secretaria de Infraestrutura, Marcos Vinícios e o Coordenador Municipal do Núcleo de Convênios, Bruno Nunes Camboim, participaram de uma reunião com representantes da Caixa Econômica Federal para discutir assuntos referentes a contratos realizados entre os órgãos.

Também estiveram presentes o Gerente da Gigov (Gerência Executiva do Governo) da Caixa, Jovânio Gomes da Silva; o Coordenador de Filiais da Gigov, Ronilson Barbosa Dias; o Engenheiro da Gigov, Felipe Lins e o Engenheiro da Caixa, Paulo Medeiros.

A reunião que foi realizada por uma equipe técnica, teve como finalidade verificar, inicialmente, todos os contratos existentes entre a Prefeitura Municipal e a Caixa Econômica Federal, como também o acompanhamento desses contratos, para dar continuidade aos projetos municipais, como também solucionar possíveis pendências existentes em cada um deles.

“São contratos importantes. Obras que irão trazer benefícios importantes para a população. Então nós viemos tratar todos os contratos com o Prefeito e a equipe de planejamento e obras da Prefeitura para traçar estratégias para trabalhar, dar velocidade a esses contratos, retomar o que está parado, iniciar o que ainda não iniciou e concluir o que está prestes a concluir”, destacou Jovânio Gomes.

Na oportunidade o Prefeito Dinaldinho, falou da importância da parceria com a Gigov/Caixa, como também da realização dos projetos de mobilidade para a cidade de Patos.

“A Gigov vindo para cá, nós recebemos de braços abertos para que a gente possa fazer parcerias verdadeiramente institucionais, para que essas obras do governo federal, que são obras tão importantes tanto de mobilidade como modificação do estilo de vida dos patoenses possam ser executadas de forma honesta”, comentou.

Fala do Gerente da Gigov, Jovânio Gomes da Silva – Download

 

Prefeito Dinaldinho, acompanhado do secretário de Serviços Públicos, realizou vistoria de serviços de limpeza na cidade

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 27/01/2017 11:51 pm

Na manhã desta quinta-feira (26/01), o  prefeito Dinaldinho Wanderley, acompanhado do secretário de Serviços Públicos, Jardelson Medeiros, esteve  visitando as imediações dos cemitérios São Judas Tadeu e São João Batista, localizados no bairro Vila Cavalcante, a Rua Tabelião Manoel Fernandes (Beiral), no bairro do São Sebastião, e o Canal da Palmeira, no bairro do Belo Horizonte,  para vistoriar os serviços de limpeza que estão sendo feitos desde o início da Operação CIDADE LIMPA.

Na ocasião, foi verificado o material que já tinha sido retirado nas localidades e foram definidas as ações posteriores que serão feitas para cada local. De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Jardelson, apesar de já ter sido retirado muito entulho, muita coisa ainda precisa ser feita no município.

“A situação de Patos é um tanto caótica ainda. Estamos retirando lixo de cinco anos atrás. Ou seja, não é em um momento de 15 dias, 20 dias que faremos esse trabalho. Então, a população nos ajuda quando liga para a ouvidoria e passa para nós os locais que precisam de limpeza. Estamos observando essa limpeza juntamente com o prefeito Dinaldinho e, visitando obras também, para que tudo ande da melhor forma possível”, comentou o secretário.

Para a moradora da Rua Tabelião Manoel Fernandes, Salete Guedes, o serviço de limpeza veio para trazer mais qualidade de vida a todos. “Essa limpeza foi ótima, uma maravilha para a gente, porque as pessoas ficava tocando fogo, ficavam colocando até couro de galinha e lixo, ai a gente não estava suportando mais”, comentou.

A moradora, Lucineide Pereira, também da Rua Tabelião Manoel Fernandes, ainda acrescentou que a limpeza foi muito importante, porque o lixo que ficava acumulado contribuía para a proliferação de mosquitos da Dengue e as pessoas adoeciam com frequência. “A gente tá achando muito boa essa limpeza, porque as crianças viviam doentes, inclusive, aqui todo mundo ficou doente com a Chikungunya com tanta água que ficava parada e o lixo tomava de conta”, acrescentou a moradora.

Na ocasião, o prefeito Dinaldinho comentou que quer mostrar que o poder público está presente na vida das pessoas e a limpeza pública contribui com a saúde. “O impacto é muito grande. Principalmente na saúde e na limpeza pública, na questão de mostrar que o poder público está presente na vida das pessoas. Diminuição de Zoonoses, diminuição de animais peçonhentos. Nós tiramos já, aproximadamente, quase 6 mil toneladas de lixo. São 5.273 toneladas de lixo que já temos tirado tanto de canais, como também, a partir de agora, de todos os terrenos baldios da nossa cidade” enfatizou o prefeito.

Na oportunidade, Dinaldinho ainda fez um pedido à população. “Pedimos, apenas, a conscientização do povo para que não coloque o lixo, porque já está regularizado com a empresa que está recolhendo o lixo, fazendo capinação, podas (de árvores) e, se Deus assim permitir, no tempo hábil, transformar a cidade na cidade mais limpa do sertão paraibano”, completou.

Ao ser indagado sobre o Canal da Palmeira, o secretário de Serviços Públicos, Jardelson, ainda comentou que, além da limpeza do canal, está sendo providenciada a abertura de avenidas para a melhor mobilidade de veículos e pedestres. “Aqui na Palmeira estamos dando continuidade à limpeza do canal, fazendo abertura de avenidas, que eram totalmente fechadas e isoladas, estamos abrindo as avenidas para que possa haver um fluxo melhor de viaturas, ambulâncias do SAMU e estamos trabalhando com Lito (Secretário de Infraestrutura) na limpeza de galerias e assim ter um fluxo melhor”, acrescentou.

Os interessados em fazer pedidos de limpeza pública devem ligar para a Secretaria de Serviços Públicos através dos telefones: 3423-3610 ou 3423-3612 nos horários das 8 às 14 horas de segunda à sexta-feira.

 

Prefeito Dinaldinho Wanderley visita obras do Patos Shopping e propõe parcerias

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 27/01/2017 11:57 pm

O prefeito Dinaldinho Wanderley juntamente com o superintendente da STTRANS, Aldo Xavier; o coordenador da Guarda Municipal, Rafael Gomes; e o vereador, Capitão Hugo, estiveram, na manhã dessa sexta-feira (27/01), em uma visita à obra do Patos Shopping.

Também estiveram presentes o responsável pela obra, Ítalo Lira; o especialista de trânsito viário, Américo Tomio Yashinaga; o gerente da obra, Gustavo Tavares e a equipe responsável pela obra.

A visita teve como objetivo discutir questões relacionadas à mobilidade de acesso ao shopping, bem como do entorno, e o aquecimento da economia da cidade de Patos com a geração de emprego e renda. Na oportunidade, o prefeito Dinaldinho também propôs parceria no que diz respeito a capacitações de mão de obra para compor a equipe do shopping.

“Isso é um empreendimento particular, na qual os empresários têm investido na cidade de Patos, têm acreditado no potencial da cidade. Venho aqui, como prefeito, me colocar como parceiro pra que a gente possa discutir parcerias que o município possa fazer, principalmente, na mobilidade urbana. Que a gente possa também ser parceiro na qualificação da mão de obra na qual o shopping vai precisar”, comentou o prefeito.

O gerente da obra, Gustavo Tavares, falou da importância do empreendimento para a cidade de Patos e região e ainda enfatizou que a obra tem um cunho social.

“Acreditamos que esse é um empreendimento de grande importância pra Patos e região. Também é uma obra de cunho social, a preocupação do prefeito com a geração e qualificação profissional da população. Nos colocamos à disposição para realizar parcerias com a prefeitura, como foi ventilado pelo prefeito, junto a diretoria da empresa. E estamos a disposição para somar forças e poder contribuir para o desenvolvimento da cidade de Patos e região”, ressaltou  Gustavo Tavares.

O Patos Shopping está com, aproximadamente, 35% da obra concluída e tem previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2018.

Fala do prefeito Dinaldinho Wanderley

– Download

Fala do gerente de obras do Patos Shopping, Gustavo Tavares – Download

 

Prefeito Dinaldinho recebe representantes dos Movimentos de Proteção dos Animais

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 28/01/2017 12:01 am

O prefeito Dinaldinho Wanderley, recebeu em seu gabinete na manhã desta sexta-feira, (27), representantes dos Movimentos de Proteção dos Animais, que trouxeram um abaixo assinado com mais de cinco mil assinaturas pedindo a construção de um Centro de Zoonoses na cidade, projeto que o prefeito considera uma prioridade na sua gestão, tendo em vista que, ainda  não há no município um local adequado para abrigar os animais recolhidos nas ruas. Também estiveram presentes na reunião o vereador Capitão Hugo e um voluntário da Associação Patoense de Proteção aos Animais (APPA).

Para Dinaldinho, o maior problema do município com relação às zoonoses são os animais de grande porte que podem causar acidentes e danos nas vias da cidade, mas há uma grande preocupação da gestão com a questão dos animais de pequeno porte como gatos e cachorros e este também é um trabalho que tem que ser realizado, no momento, de forma emergencial, a médio e longo prazo e de forma preventiva.

“Vamos agora cuidar dos animais que estão na Escola Agrícola do município. Vamos iniciar agora a segunda etapa de recolher esses animais, para poder castrá-los, tratar dos doentes e trazer mais qualidade e controle de zoonoses para o nosso município”, destacou o prefeito.

Ainda de acordo com o prefeito, a gestão pretende trabalhar em parceria com as associações existentes no Município, dando a elas condições para trabalhar junto a prefeitura no controle de zoonoses, “nós temos muitos animais nas ruas, que provocam e transmitem doenças. A omissão da prefeitura nos últimos anos será corrigida justamente na presença da prefeitura de forma enérgica e pontual”, disse Dinaldinho.

O presidente do Movimento de Proteção aos Animais, Leonardo Torres, classificou o encontro como muito produtivo e se disse esperançoso em relação as ideias e compromissos do prefeito em relação à criação do Centro de Zoonoses e ao apoio as associações do município. “O prefeito tem uma boa vontade e eu creio que através desta boa vontade ele vai conseguir resolver em um curto espaço de tempo este problema que se agrava a cada dia em Patos”, destacou.

O vereador Capitão Hugo destacou que a criação do Centro de Zoonoses é de fundamental importância, pois o local prestará vários serviços. “O Centro de Zoonoses vai fazer também um trabalho de castração dos animais e vai acabar com o pensamento que as pessoas têm que o Centro é um local apenas para exterminar. Vai ser um trabalho de controle para que não venham a proliferar doenças e mais animais soltos pelas ruas”, disse.

Fala do prefeito Dinaldinho Wanderley – Download

Fala do presidente do Movimento de Proteção dos Animais, Leonardo Torres – Download

Fala do vereador Capitão Hugo – Download

 

Prefeito Dinaldinho Wanderley assina termo de posse de servidores municipais

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 28/01/2017 12:05 am

Na manhã dessa sexta-feira (27/01) o prefeito Dinaldinho Wanderley deu posse às servidoras Tatiana Issa Lau Firmino de Lucena, Valéria Paula Silvestre de Brito e Valdilene Lopes Dias, aprovadas no último concurso público da Prefeitura Municipal de Patos.

As servidoras que passaram nas vagas de assistente social para a Secretaria de Saúde, conseguiram assegurar suas vagas por meio de ação judicial.

“Trata-se de três servidores que entraram na justiça em busca da nomeação na Secretaria de Saúde para o cargo de assistente social, cujos acordos foram realizados ainda na gestão anterior e o prefeito deu cumprimento, procedendo à nomeação das três na data de hoje”, afirmou o secretário de administração, Manoel Filho.

Fala do Secretário de Administração Manoel Nóia – – Download

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *