Considerada um dos pontos estratégicos na área da saúde em Patos, a Unidade de Pronto Atendimento, Maria Marques, localizada no bairro do Jatobá, registrou, no mês de janeiro, mais de seis mil atendimentos nas mais diversas especialidades.
Após a interrupção dos serviços da UPA do Campo da Liga, que tinha sido inaugurada sem as mínimas condições de funcionamento, o prefeito Dinaldinho Wanderley determinou, através da Secretaria de Saúde do município, o remanejamento dos atendimentos para o PA Maria Marques, disponibilizando toda a infraestrutura necessária para o atendimento 24 horas.
Com isso, apesar do aumento de mais de 100% na demanda da unidade, dessa forma, sobrecarregando significativamente a unidade, profissionais foram escolhidos com critérios da mais alta competência, a fim de suprir as necessidades dirigidas para aquele local. Equipamentos, insumos e medicamentos tiveram que ser, especialmente, remetidos ao posto para não deixar a população desassistida, principalmente, em um momento em que os hospitais da cidade passavam por problemas de desabastecimento.
De acordo com a diretora do PA, Railda de Almeida, desafios são feitos para serem vencidos. Já a Secretária de Saúde do Município, Andressa Lopes, considerou bastante positivo suprir as necessidades naquela unidade, como tinha sido prometido pelo prefeito Dinaldinho Wanderley que, embora sendo obrigado suspender o atendimento na UPA, colocava unidade do Jatobá à disposição da população sem prejuízos para esta.
O PA ficou como referência no município para pronto atendimento. Os esforços agora estão voltados para a reabertura da UPA 24 horas do Campo da Liga que deverá acontecer até o início do mês de março.
Fala da secretária de Saúde, Andressa Lopes
– Download
Só resta o prefeito fechar
Se foi ele que que pôs para funcionar vinte e quatro horas, que interesse em fechar?
TA ATENDENDO MAIS QUE O HOSPITAL J. CARNEIRO
Só que o atendimento é de baixa e média complexidade. O Hospital deveria atender apenas a alta complexidade