O próximo dia 24 de Março será o Dia Mundial de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose que este ano tem como tema, “Unidos pelo fim da Tuberculose”.
Durante os dias 16 e 17/03 a Secretaria de Saúde do município, através dos agentes comunitários de saúde, estão reunidos no auditório do SAMU, para discutirem e traçarem metas para a prevenção da doença no município de Patos com ações educativas e preventivas.
Entre 2006 e 2015, mais de 43 milhões de pessoas foram salvas no mundo por meio do diagnóstico e tratamento, sendo uma das doenças infecciosas que mais mata no Brasil.
Em Patos, de 2015 a 2017 foram notificados nas unidades de saúde, 51 casos, mas segundo as autoridades de saúde, este número pode ser bem maior, como informa Larrimê Morais, Gerente de Vigilância e Saúde da Secretaria de Saúde.
“Os números atuais são preocupantes pelo seguinte fato: para uma população de 107 mil habitantes, como é a população do nosso município, nós temos a plena convicção de que os números notificados hoje estão abaixo da média. Nós temos notificados apenas 51 casos aqui no município de Patos, então nos preocupamos com esta realidade, porque sabemos que existem mais casos e foi aí que nos impulsionou a realizar esta campanha no controle e combate a tuberculose”, comentou.
A Tuberculose é uma doença causada por uma bactéria e sua transmissão pode ser facilitada com a frequência em ambientes fechados e mal ventilados. A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano e protege a criança contra as formas mais graves da doença. Adultos não são protegidos por esta vacina. O tratamento é feito após diagnóstico e leva um período de no mínimo seis meses para o final do tratamento, após exames que confirmem o desaparecimento dos sintomas. Se você tem tosse por mais de três semanas, pode ser tuberculose. Vá a uma unidade de saúde mais próxima.
Ascom – Secretaria de Saúde de Patos
Fala do Gerente de Vigilância e Saúde, Larrimê Morais
– Download