O setor de Controle Interno do município vem a cada dia buscando maneiras de melhorar seus serviços para oferecer de forma mais eficiente informações buscadas pela população patoense. Em conversa, na manhã dessa quinta-feira (16/03), a secretária do Controle Interno, Iasnaya Pollianna, falou sobre o papel da controladoria.
O Controle Interno tem a função de amparar os órgãos de Controle Externo (secretarias municipais e seus setores), tendo como papel acompanhar a execução dos atos e apontar de forma sugestiva, preventiva e corretiva, as ações desempenhadas pela gestão municipal, cabendo ao gestor acatar ou não o que for indicado, sendo dele a responsabilidade dos atos praticados.
Com isso está sendo desenvolvido pelo o Controle Interno Municipal, o Manual de Normas e Procedimentos de Controle Interno, atendendo as necessidades de padronização, como também o Protocolo Digital que servirá para facilitar o fornecimento de informações por parte da sociedade.
A secretária Iasnaya Pollianna falou sobre a importância na transparência dos atos e contas da administração pública e de como a nova gestão está se empenhando para tornar o acesso à informação cada vez mais eficaz.
Disse ainda, que estão sendo implantadas no Controle Interno Municipal algumas rotinas. Será feito um levantamento das secretarias e, através de um protocolo, qualquer cidadão terá acesso às informações da administração municipal. O Controle Interno acompanhará, via digital, essas informações, o que proporciona uma resposta mais rápida para aqueles que buscarem essas informações, já que atualmente a população reclama pela demora no fornecimento das informações.
“Tanto o servidor, quanto o contribuinte, ou qualquer cidadão que requerer uma informação, nós teremos como acompanhar via digital. Além de diminuir alguns gastos com papel, nós iremos obter uma resposta mais rápida, pois os processos são dados entrada aqui, no Centro Administrativo ou em qualquer secretaria, apresenta uma demora. Então é uma queixa recorrente de todos, mas nós estamos implantando o protocolo digital. Vamos estruturar o que precisa de equipamentos e cada secretaria terá seu protocolo que funcionará digitalmente”, disse a secretária.
Fala da secretária de Controle Interno, Iasnaya Pollianna – Download