Apesar de alguns alagamentos ocorridos após as chuvas que aconteceram, na noite desta quinta-feira, (16/3), no município de Patos, o coordenador da Defesa Civil, Otaviano Ferreira, fez balanço positivo das ocorrências.
“Ontem, a partir das 18 horas, a Defesa Civil já estava de prontidão e recebemos os primeiros chamados. Na cidade de Patos, aconteceram três alagamentos de residências no bairro das Sete Casas; houve transbordamento dos Canais do Morro e do Frango, porém, apesar do acontecido, não houve nenhuma casa alagada pelas redondezas dessas localidades”, afirmou o coordenador da Defesa Civil.
No caso das residências alagadas nas Sete Casas não houve perdas de monta e já foram tomadas providências para evitar o problema, provocado pela presença de entulhos que impediam a passagem das águas. A Defesa Civil vai ficar acompanhando o caso para evitar a ocorrência de novos incidentes.
Para apurar a informação de que, após o transbordamento do chamado Açude da Lama, no distrito de Santa Gertrudes, 25 famílias teriam ficado ilhadas no assentamento Patativa do Assaré, a equipe da Defesa Civil se dirigiu até o local, na manhã desta sexta-feira, (17/3), para se inteirar da situação e tomar as medidas cabíveis.
“Diante das informações, eu entrei em contato direto com o comandante do Corpo de Bombeiros, o Tenente-Coronel Saulo, que deixou uma equipe de prontidão, caso essa população venha a precisar de algum auxílio de socorro ou até mesmo a entrega de medicamentos ou mantimentos”, disse o coordenador, Otaviano Ferreira.
Conforme dados oficiais disponibilizados no site da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), as medições pluviométricas das chuvas dos últimos três dias resultaram em mais de 100mm no pluviômetro da EMBRAPA.
As ações de limpeza, manutenção e remoção de lixo e entulhos de canais e vias, realizadas nos últimos meses pela Prefeitura Municipal de Patos, através da operação Cidade Limpa, surtiram efeito positivo com as últimas chuvas que caíram na cidade de Patos.
Coordenador da Defesa Civil, Otaviano Ferreira
– Download