O Secretário de Defesa do Consumidor de Patos (PROCON/Patos), Bruno Palmeira Maia, após concessão de espaço dado pelo Poder Legislativo Municipal por decorrência de denúncia feita, em sessão anterior, pela vereadora Lucinha Peixoto (PC do B), ocupou, na noite desta quinta-feira, (16/3), a tribuna da Câmara de Vereadores contestando as alegações feitas na denúncia.
A vereadora disse que o PROCON/Patos continha 57 funcionários e não havia, no local, espaço suficiente para tanta gente. A mesma chegou a ameaçar renunciar ao cargo caso não fosse verdade o que estava afirmando. O secretário Bruno Maia informou à imprensa, na última quarta-feira (15/3), que o PROCON dispunha apenas de nove comissionados, incluindo ele próprio, e sete servidores efetivos cedidos por outros órgãos da administração municipal.
Durante a sessão desta quinta-feira, o vereador Dito submeteu um requerimento nos seguintes termos: “Solicita a presença do diretor do PROCON, Bruno Palmeira Maia, para prestar esclarecimentos acerca de denúncia feita quanto ao quadro funcional do PROCON”. Apesar de o requerimento ter sido aprovado por unanimidade, garantindo o espaço para resposta e respeitando, desse modo, a democracia, o pedido foi contestado pela bancada de oposição alegando exigências regimentais que só permitiriam a presença de terceiros na tribuna quando requerido antecipadamente; e de servidores públicos quando previamente convocados. Esquecia a bancada de oposição que tais exigências regimentais eram descumpridas, frequentemente, na legislatura anterior. Inconformada, a bancada de oposição desertou da sessão, tendo o presidente da Mesa em exercício, vereador Ferré Maxixe, encerrado a sessão ordinária e convocado uma sessão extraordinária para se realizar em seguida.
Aberta, alguns minutos depois, a sessão extraordinária, que foi realizada com a presença de toda a bancada situacionista, com exceção do presidente Sales Júnior, que estava ausente, foi concedida a palavra ao secretário do PROCON, Bruno Maia, para que desse os esclarecimentos necessários.
Em seu discurso, Bruno não só contestou a denúncia, mostrando as provas, como atendeu a outros questionamentos dos vereadores acerca de assuntos ligados à repartição que ele dirige e afirmou que o PROCON sempre estará aberto à população para prestar qualquer esclarecimento.
“Estamos à disposição de toda a sociedade patoense. Patos hoje, no PROCON, possui 32 pessoas trabalhando contando com efetivos, comissionados e estagiários. Convido a quem quer que seja para comparecer lá, em horário de expediente, e nos procurar que faremos essa contabilidade e esclareceremos qualquer dúvida, seja da população, seja dos vereadores ou qualquer interessado”, disse o secretário Bruno Maia afirmando que a transparência faz parte do seu trabalho.
Secretário do PROCON/Patos, Bruno Maia – Download
Oposicao e fogo viu.