Cidade de São José de Espinharas realiza Cavalgada e Missa dos Vaqueiros

By | 18/03/2017 10:37 pm

 

Aconteceu no domingo passado (12/03), a 10ª Cavalgada e Missa do Vaqueiro de São José de Espinharas. O evento reuniu centenas de vaqueiros, cavaleiros e amazonas de São José, Patos, Campina Grande, Santa Terezinha, Ipueira, São João do Sabugi, Serra Negra do Norte e outros municípios.

A cavalgada fez parte da abertura da festa de São José, padroeiro da cidade, que ainda segue até o dia 19/03 do corrente mês. A caminhada teve início as 7:00h com café da manhã para todos os cavaleiros na fazenda Maria Paz, distante 18 quilômetros da área urbana, seguindo para a cidade.

Os vaqueiros saíram em cavalgada, da Fazenda Maria Paz com destino a cidade, seguiram pelas principais ruas até a Igreja Matriz, onde foram acolhidos pelo Padre Antônio Evandro e demais fiéis que foram prestigiar aquele momento de dedicação e de fé do homem sertanejo boiadeiros de perdidas caatingas. Chegam montados nos seus cavalos, vestidos de gibão, botas, coletes e chapéu de couro enfeitado, trazendo no semblante a bravura do homem sertanejo. O objetivo principal da Missa do Vaqueiro é mostrar, através da figura do vaqueiro, a bravura, a dedicação e a fé do homem sertanejo, valorizando a cultura popular.

O Padre Evandro fez a celebração logo após fez a aspersão com água benta aos cavaleiros e seus cavalos, abençoando-os.

Participaram desta Cavalgada aproximadamente 100 cavalos com seus respectivos cavaleiros, onde eles poderão fazer seus agradecimentos a São José nosso Padroeiro pelas chuvas já caídas em nosso sertão, e pedindo ainda a Deus que esse ano ele abençoe nossas terras ainda mais com os dons das chuvas.

O prefeito Neto Gomes, acompanhado do secretário de agricultura, Renan Dantas, tocavam o desfile pelo centro e concluíram a cavalgada na frente da igreja Matriz, onde se deu início a celebração e a benção dos vaqueiros.

(Lúcio César e Gilberto Júnior)

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *