O presidente Michel Temer (PMDB) está determinando o fechamento do campo de experimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) da cidade de Patos. A EMBRAPA é ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e tem relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da agricultura no Brasil.
O centro de pesquisa da EMBRAPA na cidade de Patos funciona desde 1975. Através dos serviços científicos desenvolveu pesquisas ousadas que culminaram com a descoberta do algodão colorido, além de trabalhos com a cultura da mamona, pião manso e do gergelim, dentre outras. A cidade de Patos agora perde a única unidade de pesquisa agropecuária.
A partir deste mês de março, os pesquisadores estão proibidos de implantar seus experimentos e a fazenda localizada às margens da BR 230, próximo ao Parque Religioso Cruz da Menina, deverá ser vendido.
A reportagem do Patosonline.com esteve na EMBRAPA nesta quarta-feira, dia 29, para ouvir funcionários, porém eles não quiseram se posicionar sobre o fato, mas lamentaram profundamente o episódio.
(Jozivan Antero – Patosonline.com)
(+) Comentário do programa – É uma perda significativa para a cidade de Patos. Funcionando em Patos há mais de quarenta anos, o Centro de Pesquisa da Embrapa foi responsável por pesquisas importantes como a que desenvolveu o algodão colorido, além das pesquisas com outras culturas regionais, algumas delas, como o pião manso e a mamona, substitutas potenciais do óleo diesel como combustível. (LGLM)