Na noite da última sexta-feira (07/04), o secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda, o secretário de Meio Ambiente, Natércio Alves e o gerente municipal de Trânsito e Transportes da STTRANS, Antônio Coelho, participaram de audiência pública da Câmara Municipal de Patos sobre maus-tratos a animais no município.
A sessão foi solicitada pelo vereador Capitão Edson Hugo e na oportunidade foi discutido o uso de transportes de tração animal (carroças), criação do Centro de Zoonoses no município, entre outras propostas sugeridas.
“Será feito um cadastramento do responsável pela carroça e colocação de placas e adesivos nesses transportes para facilitar a circulação do trânsito. O principal objetivo é tranqüilizar a população que tudo será feito sem custo ao proprietário. Após o cadastramento os condutores da carroça irão passar por capacitações, cursos e palestras sobre trânsito, sobre alimentações e cuidados dos animais, entre outros assuntos”, disse.
Capitão Hugo ainda falou sobre outras propostas, como oferecer serviço capacitações técnicas para os donos dos animais; evitar a sobre carga dos animais com a colocação de quatro rodas nas carroças cadastradas; firmar parcerias com pet shops para castrações com valor reduzido e até mesmo gratuito. Finalizou solicitando que o “Castra Móvel” seja transformado em “SAMU animal” para socorrer os animais que precisem de atendimento de urgência.
De acordo com o secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda, é necessário um trabalho de conscientização da população. A gestão já está fazendo esse trabalho a partir do momento que abraçou a causa e tem feito ações voltadas para o tema.
“Desde o dia 24 de março, o prefeito já cadastrou no sistema do Ministério da Saúde o Centro de Zoonose, onde já se torna apto a receber os recursos e iniciar o projeto. Já temos o projeto, as tabelas de custo, estamos prontos para começarmos e sanar de forma definitiva essa problemática com a criação do Centro de Zoonoses”, afirmou.
Para o secretário de Meio Ambiente, Natércio Alves, a questão do transporte animal e consequentemente os maus-tratos é uma questão cultural que tem que ser trabalhado de forma educativa com ações sociais de conscientização.
Com relação aos transportes de tração animal e o trânsito em vias públicas, o gerente municipal de Trânsito e Transportes, Antônio Coelho, afirmou que é competência da STTRANS a autorização da condução em caso de infrações. Tem que ser especificado em lei a carga máxima que o animal pode transportar sem ser considerado maus-tratos, como também ser analisando o tempo que esse animal passará trabalhando para o seu cuidador.
A sessão também contou com a presença de representantes de associações ligadas aos cuidados com os animais, como a Associação Patoense de Proteção aos Animais (APPA), estudantes do SESI e pessoas da população que se sensibilizam com o tema.
“Rock da cachorra”.(Cantor, compositor, ator e humorista Eduardo Duzek).