A Prefeitura de Patos lançou neste mês de abril a campanha de sensibilização da população para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU. A novidade deste ano é que além de receber o carnê em casa, o contribuinte também poderá acessar pela internet seu boleto.
De acordo com a Diretoria de Administração Tributária (DAT) a entrega de todos os carnês deve ser concluída até a primeira quinzena do mês de maio.
Na campanha 2017 o IPTU está com o vencimento datado para o dia 31 de maio, estando o pagamento de cota única antecipada convencionado a um desconto de até 20%. Os contribuintes também podem optar pelo pagamento parcelado em três vezes, maio, junho e julho. Neste último caso não é aplicado desconto sobre o valor do imposto.
“O contribuinte que não receber em seu endereço de correspondência o carnê de IPTU 2017 até 15 de maio, e quiser aproveitar o desconto de 20% na cota única, poderá se dirigir à prefeitura e procurar a diretoria de administração tributária para receber a 2ª via,” disse Priscila Vasconcelos, coordenadora do Núcleo de Cadastro, Lançamento e Cadastro de Tributos Imobiliários, da Secretaria de Finanças.
Com relação à consulta e acesso via internet o contribuinte poderá acessar o site oficial da Prefeitura de Patos que é o www.patos.pb.gov.br e entrar no menu IPTU 2017, preencher com os dados do imóvel e acessar os boletos. Ainda será possível optar pelas formas de pagamento disponíveis.
Para o cálculo do IPTU é levado em consideração o valor de venda do imóvel. E, segundo consta no Artigo 273 do Código Tributário, alguns casos garantem a isenção do pagamento do IPTU, a exemplo de ex-combatentes, servidores da administração direta ou indireta do município, pessoas viúvas que recebem até R$ 2.029,50; imóveis de habitação popular de até 60m², entre outros contribuintes elencados no artigo.
O pagamento dos boletos do carnê de IPTU poderá ser efetuado em qualquer banco, casas lotéricas e bancos postais credenciados.
- Fala de Priscila Vasconcelos, coordenadora do Núcleo de Cadastros, Lançamento e Cobranças de Tributos Imobiliários, da Secretaria de Finanças – Download