(Coordecom)
Todo início de ano a Prefeitura de Patos recolhe o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana). A arrecadação é feita com os donos de toda propriedade e imóvel dentro da zona urbana; casa, apartamento, terreno, etc.
De acordo com informações de Priscila Vasconcelos, coordenadora do Núcleo de Cadastro, Lançamento e Cobrança dos Tributos Mobiliários e Imobiliários da Prefeitura de Patos, o dinheiro arrecadado com o IPTU vai para os cofres do município e, junto a outros recursos arrecadados, é destinado a melhorias na cidade de acordo com as prioridades e projetos da Prefeitura.
Geralmente o dinheiro arrecadado com o IPTU prioriza os serviços de maiores necessidades da população como saúde e educação, sendo investido também em setores como infraestrutura, trânsito, entre outros.
Para fiscalizar aonde os recursos arrecadados com o IPTU estão sendo aplicados, basta acessar o Portal da Transparência do município e ficar sabendo o que está sendo feito com o dinheiro do contribuinte.
Para pagamento do IPTU basta ir à sede da Prefeitura ou acessar o site e clicar na aba IPTU 2017 e seguir as orientações. Os pagamentos efetuados antes do prazo final estipulado, que é 31 de maio, terão um desconto de 20% no pagamento. Os contribuintes também podem optar pelo pagamento parcelado em três vezes; maio, junho e julho, sendo que neste caso não será aplicado desconto sobre o valor do imposto.
Todo o dinheiro arrecadado com o IPTU retorna para a população em forma de benefícios e melhorias, por isso a contribuição é tão importante.
- Fala de Priscila Vasconcelos, coordenadora do Núcleo de Cadastro, Lançamento e Cobrança dos Tributos Mobiliários e Imobiliários da Prefeitura de Patos –Download