Objetivando diminuir a poluição do meio ambiente, provocada pelo descarte inadequado de óleo vegetal utilizado por bares e restaurantes da cidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está realizando um trabalho de conscientização com os proprietários destes estabelecimentos.
O descarte incorreto de óleo de cozinha representa um grande potencial de contaminação dos recursos hídricos, de impacto sobre o meio ambiente e de gastos na manutenção da rede de esgoto e de água.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Natércio Alves, a saída é o recolhimento destes resíduos para reaproveitamento na fabricação de sabão. Sendo assim, a ideia é que os proprietários assinem um termo de doação de óleo.
“Observamos como anda o despejo de óleo desses estabelecimentos, pois muitas vezes eles são despejados de forma incorreta. Então esses proprietários assinam um termo de doação de óleo para que não fiquem fazendo o despejo de óleo indevidamente”, disse.
Natércio disse, ainda, que caso os proprietários descumpram o que foi acordado com a Secretaria de Meio Ambiente serão aplicadas multas, cujo valor varia de acordo com a gravidade da infração que se dá pela quantidade de dano causado ao meio ambiente pelo despejo irregular do óleo.
Fala do secretário municipal de Meio Ambiente, Natércio Alves – Download