(ASCOMFIP)
As atividades práticas do curso de Medicina, compreendem boa parte da carga horária e possibilitam a discussão e o entendimento de cada caso. A combinação de atividades com observação de procedimentos e diagnósticos, realização de pequenas cirurgias, participação em sessões clínicas e treinamento em especialidades, dá aos futuros médicos uma melhor noção da prática.
A coordenação do bacharelado em Medicina fez um levantamento das atividades desenvolvidas pelos alunos no Centro de Especialidades Frei Damião. O Centro, que faz parte da rede municipal de saúde, é um dos cenários de prática dos acadêmicos, onde são realizadas cirurgias de pequeno porte, como a retirada de sinais, verrugas, cistos, corpos estranhos e tumores de menores proporções.
Os números de procedimentos realizados entre os meses de abril e junho deste ano revelam um avanço significativo na assistência à população. Neste período, foram registradas 221 pequenas cirurgias. O dado foi comemorado pela coordenação de Medicina, que vê nesse desempenho uma grande contribuição para a saúde da região.
A quantidade de procedimento é ainda maior quando somada às cirurgias realizadas entre novembro e dezembro de 2016. Foram 165 pequenas cirurgias. Ao todo, 386 pacientes já foram atendidos no Centro de Especialidades Frei Damião, graças à parceria entre as FIP e a Prefeitura de Patos.
Estas atividades são consideradas as de maior ganho de informações e aprendizados. “No componente Clínica Cirúrgica, os estudantes do 5º e 6º períodos de Medicina desenvolvem as habilidades e atitudes necessárias à prática de pequenos e médios procedimentos cirúrgicos. Eles se familiarizam com o ambiente, o instrumental cirúrgico e os insumos utilizados nos procedimentos”, esclareceu Paula Souto Maia, coordenadora do curso.
Todas as atividades são realizadas por professores médicos e acompanhadas de perto pelos alunos. Todo o material e profissionais são disponibilizados pelas FIP, atendendo a demanda de Patos e região.