(Coordecom)
A gastronomia tornou-se um importante atrativo turístico nos dias de hoje, principalmente no que diz respeito a atrativo turístico cultural.
Passeando por toda a área onde se realizam os festejos juninos da capital do sertão, podemos observar o grande número de pontos de vendas de alimentos dos mais diversos sabores. Na Vila São João, Praça Getúlio Vargas e Polo Gastronômico, os turistas e visitantes podem degustar deliciosos “cachorros quentes”, sanduiches e comidas típicas, a exemplo de milhos, canjicas, pamonhas e deliciosos caldos de mocotó.
Além de manter a tradição das comidas regionais, é também momento de aquecer a economia, dando oportunidades aos pequenos comerciantes de faturar um extra neste período de festas. Segundo os comerciantes próximos ao Terreiro do Forró, a movimentação do pessoal varia de acordo com os horários que oscilam entre o antes da festa e a madrugada, quando a fome aperta. “o movimento está muito bom e hoje, (21/06) com o show do Wesley Safadão, acredito que seja melhor ainda. Vai arrastar muita gente. A galera vem logo cedo pra lanchar, “forrar” pra depois ir pra festa e quando é umas três horas, que a festa tá encerrando, eles marcam presença na praça da alimentação”. Informou José Fernandes, proprietário de food truck. Outro comerciante otimista com o movimento é o Sr. Leonardo da Silva, que ressaltou: “estou gostando bastante do S. João, todos os anos pra mim o São João de Patos é muito bom e esse ano, melhor ainda, muito bem organizado”.
As opções de alimentação também dá oportunidades de escolher o preço mais adequado para os turistas. Com cinco reais é possível lanchar em alguns locais e ainda com direito a um copo de refrigerante.
Os pontos de comercialização de alimentos são monitorados pela vigilância sanitária.