(Coordecom)
O Prefeito de Patos Dinaldinho Wanderley, estimou nesta terça-feira, (27/6), que o São João de Patos irá gerar um volume de recursos superior a R$ 30 milhões de reais, somando todos os setores da economia patoense, montante quase 15 vezes maior do que o investido pelo Município para realizar a festa.
Segundo Dinaldinho, que concedeu entrevista nesta terça-feira, nas rádios Arapuan e Espinharas, o São João foi o grande oásis para a nossa economia, o que comprova de forma oficial que é viável investir no potencial gerado através do turismo de eventos, ligado aos diversos setores da economia patoense. “Precisamos apostar no potencial econômico do nosso município que tem se fortalecido através da grandeza dos eventos, mesmo em momentos de crise como acontece atualmente em nosso país”, comentou.
De acordo com o gestor, o São João 2017 permitiu ao município crescer em comparação com 2016, 35% no setor de hotelaria, com 100% de ocupação nos leitos possíveis. Já nos setores de calçados e artesanato, as vendas cresceram mais de 50%, quando comparados ao mesmo período do ano passado.
Ainda segundo Dinaldinho, a Secretaria de Meio Ambiente conseguiu recolher esse ano, quase 20 toneladas de resíduos sólidos da festa, número que é quase cinco vezes o montante recolhido ano passado. “Houve um maior consumo no Terreiro do Forró e isso mostra que a festa resultou em um grande retorno para a economia de Patos, sem maiores incidentes para a segurança da população”, analisou.
De acordo com o prefeito, Patos vem consolidando números na economia formal do município, saindo de um saldo negativo de 30 empregos em dezembro de 2016, para os atuais 283 positivos. No ano passado foram 2.671 contratações e 2.701 demissões, enquanto esse ano, já temos 1.429 contratações contra 1.146 demissões, sem contar os dados de junho e do segundo semestre que ainda estão em plena recuperação.
Ainda no setor formal, o município já tem hoje, 3.290 microempreendedores individuais, fato que permite ao pequeno comerciante trabalhar de forma mais independente e pensar no futuro de sua família. “É contribuir com o sistema de previdência do INSS e pensar no futuro de sua família. “Precisamos fazer o cidadão acreditar que é possível viver de forma independente, sem viver batendo a porta de político algum de Prefeitura ou de Estado, em busca de sua sobrevivência”, analisou.
Dinaldinho finalizou dizendo que Patos terá um ano para vivenciar o planejamento do São João e de outros eventos marcados no calendário cultural de 2018, e que esse ano será um termômetro para curtir os resultados obtidos com a festa. “Vamos com muita prudência, em busca de planejar para Patos, um São João ainda melhor em 2018”, finalizou.
- ÁUDIO DE DINALDINHO – Download