Secretaria Municipal de Saúde faz balanço do Melhor São João do Brasil

By | 02/07/2017 4:24 am

 

(Coordecom)

 

A secretária municipal de saúde de Patos, Andressa Lopes, considerou muito positiva a estratégia para as ações de saúde durante os festejos juninos na Capital do Sertão. Preocupado em proporcionar à população e aos turistas muita animação com segurança e saúde, o Prefeito Dinaldinho Wanderley, não mediu esforços quanto a esses dois elementos. Foram cinco dias de festa, mas as ações já começaram bem antes da abertura que aconteceu no dia 20 de junho.

 

Além de instalações de tendas de atendimento nas imediações do Terreiro do Forró, a Unidade de Pronto Atendimento, UPA esteve preparada para receber as urgências e emergências com equipes treinadas e qualificadas, assim como o PA Maria Marques que também deslocou equipes para atendimento nas tendas da saúde. As duas unidades ficaram de plantão por trás dos camarotes da festa para os primeiros socorros, evitando deslocamentos das pessoas que necessitassem de atendimento e com estas medidas, não necessitaria da utilização de unidades móveis do SAMU para conduzir pacientes até as unidades, evitando enfrentar trânsito lento neste período de festa.

 

O Centro de Testagem e Aconselhamento, CTA começou o trabalho de conscientização com blitz educativas, distribuindo panfletos, preservativos masculinos e femininos durante a semana que antecedeu a abertura até o seu final. Além de tenda dentro da área do Terreiro do Forró, os profissionais de saúde estiveram percorrendo alguns locais e instalaram cerca de 60 caixinhas com preservativos e lubrificantes à disposição dos forrozeiros. Foram distribuídos no estande do Terreiro do Forró, quase 50 mil preservativos, masculinos e femininos, lubrificantes, e panfletos. Nas caixinhas dos 60 pontos de fluxo de pessoas, 16 mil preservativos e na Vila São João, 576 unidades, somados ao pit stop realizado no dia 19 de junho, chegou-se a marca de 107 mil e trezentas unidades.

 

Os atendimentos da UPA na Vila São João, foram 400. Somados aos atendimentos no Campo da Liga, este número chega a 2.473, sendo 40% deste total, libação alcoólica. Este mesmo sintoma foi responsável por 110 atendimentos na tenda do PA na área onde se realizou a festa. Já no bairro do Jatobá, os atendimentos foram de 439.

 

O SAMU registrou 08 atendimentos clínicos e um acidente, o que para o coordenador, Paulo Brandão, foi bastante satisfatório já que as unidades ficaram à disposição para eventos mais graves. Uma motolância foi recuperada e disponibilizada com profissional treinado e capacitado para as ocorrências mais urgentes.

 

Durante os festejos, 17 profissionais de saúde atendiam todas as noites em regime de plantão até o esvaziamento total do local das festividades.

 

O prefeito Dinaldinho Wanderley, ressaltou “nós tivemos um atendimento muito forte, devido à quantidade de pessoas aqui em nosso município, frequentadores do nosso São João e turistas, até mesmo da população e graças a Deus a secretaria foi atenta a tudo isso. Nós temos números impressionantes com relação ao São João. Nem um incidente grave foi registrado neste período”.

 

Por fim, pode-se considerar que a festa foi uma das mais tranquilas dos últimos anos e que os objetivos em relação à saúde dos forrozeiros foram alcançados e a secretaria de saúde se qualifica para os próximos eventos que ocorram dentro do município de Patos.

 

 

  • Sonora com o Prefeito Dinaldinho Wanderley – Download

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *