(Coordecom)
O superintendente da STTRANS, Aldo Xavier, participou na tarde desta quinta-feira, (29/06), de uma reunião técnica com um servidor da SERPRO Soluções, para apresentação de um novo talonário eletrônico, chamado de Radar, como solução integrada para a gestão dos processos administrativos decorrentes de infrações de trânsito. O encontro foi na sede da STTRANS, e contou com a participação dos agentes e do pessoal do setor administrativo do órgão.
“Esse talonário tem diversos benefícios. É um sistema auditado pela Receita Federal, diretamente pelo DENATRAN. Nesse caso agente desvincula a necessidade do órgão do DETRAN, lembrando que às vezes o DETRAN, acaba atrasando as informações de alguns dados e quando nós implantarmos esse sistema vamos poder ter várias informações, sem contar que estamos aderindo ao SNE- Sistema de Notificação Eletrônico. Quando o infrator reconhece o seu erro e ele está vinculado com o SNE, ele pode pagar a multa com um desconto de 40%. Estamos buscando tecnologia para cidade de Patos no intuito de melhorar a segurança viária do município”, disse o superintendente Aldo Xavier.
O aplicativo será desenvolvido pela Serpro, uma empresa do Governo Federal que desenvolve soluções tecnológicas que viabilizam as ações estratégicas do Estado brasileiro, para o setor público.
Conforme apresentado ao Superintendente, setor administrativo e os agentes de trânsito, o novo talonário eletrônico Radar integra diversas bases de dados para proporcionar ao agente de trânsito eficiência e segurança na tomada de decisões, agilizando processos que vão desde o preenchimento de autos de infrações até o despacho de notificações, autuação de infratores e consulta de dados de condutores e de veículos registrados em qualquer unidade federativa.
“O Serpro há algum tempo vem desenvolvendo soluções para as prefeituras no ramo de gestão de trânsito, e todo um conjunto de soluções. Temos o “Radar” que é um sistema de gerenciamentos de infrações, e o “SNE”, que permite ao cidadão ter 40% de desconto no ato da infração. Esses dois sistemas que são passível de entrar aqui na STTRANS, vão ajudar tanto ao órgão quanto ao cidadão patoense”, disse Felipe Lopes, representante da Serpro.
Mas para que seja implantado esse sistema, tem todo um processo administrativo. Segundo Roberto que faz parte da comissão de licitação da STTRANS, o município pode terceirizar e contratar empresas que prestem esse tipo serviços.
“Nós temos inicialmente que passar por um processo licitatório previsto na Lei 8.663/93 e 10.510/2002 após esse processo será escolhido uma empresa para como determina a lei para operacionalizar a prestação desse serviço. Já providenciamos a documentação do DENATRAN, com sede em Brasília, para que a STTRANS se desvincule do DETRAN e passe a operacionalizar esse sistema. Acredito que até o início do mês de agosto já estejamos implantando esse sistema do talonário eletrônico”, disse Roberto Silva.
Os principais benefícios do novo talonário eletrônico são: Redução no custo de processamento da multa; Gestão das postagens que permite acompanhamento dos Correios referente às postagens enviadas ao cidadão ou recebidas dele.