(No Patos Online)
Conforme já tinha mencionado em entrevistas de rádio, a secretária de saúde, Andressa Lopes, acompanhada de seu adjunto, Wendel Palmeira, está visitando as Unidades Básicas de Saúde do Município a fim de detectarem os principais problemas de cada UBS para a imediata solução. Após viabilizar a funcionalidade da atenção especializada em saúde, como a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, Dr. Otávio Pires de Lacerda; Centro Especializado em Reabilitação – CER; Centro de Especialidades Frei Damião e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, a secretária volta todo o seu empenho na resolutividade dos problemas estruturais e técnicos para o atendimento de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. Para ela, a prioridade agora é a atenção básica.
“Vamos procurar reestruturar toda a atenção básica, nossa intenção não é maquiar o serviço, nossa intenção é verdadeiramente estruturar, por isso que estamos fazendo estas visitas para identificar os problemas, toda nossa atenção agora está voltada para a atenção primária.” Ressaltou Andressa Lopes.
A secretária ainda acrescentou que a situação é bastante complicada. Nas primeiras visitas, foram detectadas várias irregularidades nas estruturas físicas das unidades, a exemplo de consultórios odontológicos com equipamentos antigos, dificultando sua manutenção, sem tomadas de energia suficientes para funcionamento, canos de escoamento de dejetos incompatíveis com as exigências de higiene da vigilância sanitária, unidades sem local apropriado para a segurança dos compressores de ar. Condicionadores de ar sem funcionamento e vários outros problemas. Andressa Lopes também se surpreendeu com os esforços de alguns funcionários, médicos e enfermeiras que mesmo com todos os problemas não deixaram de atender à população que procuravam as unidades.
Os profissionais que trabalham nos chamados “postinhos” também consideraram de extrema valia a visita da secretária e seu adjunto que ouvindo suas dificuldades acreditam na solução dos principais problemas apontados por eles. Como comentou o agente comunitário de saúde, Júnior Antero: “a visita da secretária é de suma importância, é uma coisa que nas gestões anteriores, a gente nunca recebeu visita de secretários nas unidades. Por isso que eu acho muito importante ela vir procurar saber o que é que está faltando nas unidades e o contato com os funcionários facilita a funcionalidade do serviço”.
As visitas irão continuar por todas as UBSs e serão priorizadas de acordo com cada necessidade.
Comentário do programa – Encaminhadas as soluções para os problemas do quadro funcional da Secretaria, a Secretária Andressa Lopes intensifica agora os cuidados com a parte física, providenciando para que os prédios que acomodam as unidades de saúde estejam no melhor estado possível e que os equipamentos disponíveis estejam em condições de servir plenamente aos profissionais de saúde no sentido de proporcionar aos pacientes o melhor tratamento possível. Que não faltem profissionais, nem condições para que atendam como os patoenses merecem. (LGLM)