(Coordecom)
A Prefeitura de Patos, através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Infraestrutura e Serviços Públicos em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores e Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) realizaram nesta semana uma vistoria para a limpeza do Rio Espinharas.
Inicialmente, as equipes fizeram a demarcação com piquetes e delimitação das áreas de preservação permanente, para realizarem a limpeza da calha e do leito do Rio, como também a retirada de árvores nos locais indevidos para posteriormente ser feita a revitalização do espaço.
O engenheiro florestal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Felipe Medeiros, falou sobre o trabalho que será feito no Rio Espinharas e disse que a partir da delimitação eles terão o zoneamento da área, o que facilitará a preservação do espaço e evitará possíveis transtornos.
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Natércio Alves, disse que desde janeiro, quando assumiu a Secretaria de Meio Ambiente, o prefeito Dinaldinho Wanderley determinou que fosse feita uma ação conjunta para a realização de melhorias no leito do Rio Espinharas.
“Agora estamos concluindo a área de delimitação e demarcação e, posteriormente, a limpeza da calha do rio. Sabemos que do mês de janeiro a maio é o período de chuvas na nossa região, então nossa intenção é fazer essa limpeza antes que este período inicie”.
O engenheiro florestal Felipe Medeiros disse ainda que foi formada uma comissão com representantes das Secretarias, Câmara Municipal, sociedade civil, universidade e outros órgãos para a elaboração de uma documentação para ser entregue aos órgãos estadual e federal responsáveis, que é a SUDEMA e o IBAMA, para o processo de desassoreamento e limpeza da do Rio Espinharas.
- Fala do engenheiro florestal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Felipe Medeiros – Download
- Fala do secretário Municipal de Meio Ambiente, Natércio Alves – Download