(Coordecom)
Acordar às 04 horas da manhã e percorrer 3km em uma bicicleta velha não é tarefa fácil para ninguém, mas era a rotina diária dos jovens irmãos João Pablo, 11 anos, que estuda na Escola Municipal Professor Oliveira e Ranieres Maria, 14 anos, que estuda na Escola Municipal Alyrio Wanderley e que moram na Comunidade Mocambo de Cima, zona rural de Patos.
Devido a má qualidade que se encontrava a estrada que dá acesso a casa dos jovens, o ônibus da Prefeitura Municipal não conseguia chegar até a casa dos estudantes, para isso era preciso que os jovens se deslocassem de bicicleta para outro local que o ônibus pudesse passar. Um belo exemplo e dedicação e força de vontade para quem quer estudar.
Vendo essa realidade, a Associação dos Moradores da Comunidade Mucambo de Cima encaminhou uma solicitação à Secretaria Municipal de Agricultura para que a estrada que dá acesso a casa dos jovens pudesse ser recuperada, facilitando assim a vida dos estudantes.
“Melhorou muito. Agora o ônibus vem buscar a gente na porta de casa e não precisamos acordar tão cedo nem andar 3km de bicicleta”, disse o estudante Pablo.
O pleito foi atendido e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, realizou a recuperação de várias estradas da zona rural.
“Era uma estrada que há mais de 20 anos não tinha sido recuperada e na verdade teve que ser aberta novamente” destacou o secretário municipal de agricultura, João Paulo.
Ainda de acordo com o secretário, mais de 60km de estradas de barro já foram recuperadas pela Prefeitura Municipal e o objetivo é recuperar ainda mais. “A recuperação de estradas não para, pretendemos recuperar aproximadamente 280km de estradas, inclusive, tornando algumas duplicadas para que possam trafegar dois veículos ao mesmo tempo e abrir cerca de 30km de novas estradas, com isso vamos facilitar o acesso a zona rural, ajudar nos translado de pessoas doentes como também gerar economia na manutenção dos veículos que trafegam nessas estradas”, concluiu.