Procurando sempre se adequar às necessidades da população que utiliza do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192), entre os dias 14 e 18 de Agosto, os servidores que compõem a equipe em Patos e região, estão recebendo capacitação. O curso acontece sob a coordenação do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) que é responsável por promover atividades de Educação Continuada e Educação Permanente para todos os profissionais do serviço.
O NEU tem um calendário de atividades estabelecidas com temas sugeridos pelos próprios profissionais do serviço e, este mês, está trazendo treinamento de qualificação para Imobilizações Pré-hospitalares para Transporte.
Reunindo enfermeiros, médicos, técnicos em enfermagem e condutores que atuam tanto na base do SAMU em Patos, quanto nas unidades descentralizadas de suporte básico e avançado que abrangem a região, totalizando cerca de 100 profissionais. Na capacitação, além de abordar a parte teórica, os profissionais poderão colocar em prática os conhecimentos adquiridos no treinamento.
De acordo com o instrutor da NEU, Antônio Lima, o objetivo do curso é melhorar a qualidade e humanização do atendimento oferecido. “Muitas vezes, a população não entende os serviços do SAMU. Nossa equipe não dorme. Enquanto a população está dormindo, nossa equipe está dia e noite trabalhando e salvando vidas. Então, nossos treinamentos servem justamente para capacitar e cada vez mais melhorar o nosso serviço”, disse.
Essas capacitações fazem parte de um cronograma contínuo que acontece durante todo o ano com as equipes do SAMU, a fim de prepará-las e qualificá-las para um relacionamento mais humanizado e relacionamento com a população assistida.