A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, iniciaram nesta semana a implantação do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Patos.
O NEA tem como objetivo estruturar, em todas as escolas da rede municipal, núcleos que vão trabalhar em prol da causa ambiental, a fim de colocar em prática o que preconiza a Lei Municipal 4.255/2013 que trata da Educação Ambiental.
O Núcleo de Educação Ambiental deve instituir em cada escola uma comissão de meio ambiente e qualidade de vida, que é o COMVIDA, que serão compostas por representantes de cada escola formados por alunos e um tutor, e que realizarão atividades semanais de educação ambiental como palestras, oficinas, feiras de ciência, apresentação de vídeos, confecções de cartilhas, visitas técnicas, aulas de campo, entre outras atividades.
O COMVIDA também tem como objetivo construir a agenda 21 da escola, organizar conferência de meio ambiente e promover intercâmbios entre COMVIDAS que podem ser do mesmo município, ou da região e estado.
O engenheiro Florestal Municipal, Felipe Medeiros, disse que na oportunidade foram apresentados os tutores e puderam esclarecer como o projeto vai será efetuado e aproveitaram para tirar dúvidas e também discutir ideias interessantes a serem aplicadas nas escolas.
“Com o objetivo de ter o primeiro contato com os tutores dos núcleos de educação ambiental para explicar como funcionará e quais as atividades que poderão ser exercidas e para começar o planejamento das novas ações,” disse o engenheiro florestal.
Felipe Medeiros disse ainda que os tutores foram unânimes em dizer que acharam muito interessante a proposta e que se interessam pela causa ambiental. Esclarecemos a todos, que o projeto é flexível e vai se adaptar às necessidades e possibilidades de cada escola.