(Epitácio Germano, no Patos Verdade)
A Frente Parlamentar das Águas formada por deputados da Assembleia Legislativa da Paraíba denunciou no último sábado (27) em audiência pública no município de Pombal, desvio da água do açude Coremas, no interior do estado, para atender irrigações no estado Rio Grande do Norte.
Segundo a comissão formada pelos parlamentares, a situação é uma ameaça para o risco de abastecimento das cidades que atualmente recebem a água do reservatório para consumo da população. O caso será comunicado a Agência Nacional de Águas (ANA).
“A denúncia é grave e merece ser colocada em evidência durante pela comissão, porque é inadmissível que a pouca água que resta em Coremas seja utilizada em irrigação quando muita gente sequer tem água para consumo próprio”, disse o presidente da Frente das Águas, Jeová Campos (PSB) após encerramento do debate realizado na Câmara de Vereadores de Sousa.
A Frente Parlamentar das Águas é formada pelos deputados Jeová Campos (PSB), Frei Anastácio (PT), Gervásio Maia (PMDB), Jaci Severino Sousa (PP), Janduhy Carneiro (PTN), Nabor Wanderley (PMDB) e Renato Gadelha (PSC). O objetivo da comissão é visitas a execução de obras hídricas construídas pelos governos estadual e federal na Paraíba, além de observar o contexto provocado pelo período de longa estiagem nos reservatórios em situações críticas. |