Prefeitura de Patos inova e adquire pluviômetros que vão ajudar na prevenção de desastres

By | 20/08/2017 8:50 am

 

Por COORDECOM   Terça-Feira – 15 de Agosto de 2017

 

 

A Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Agricultura, adquiriu recentemente dois pluviômetros que já foram instalados em pontos estratégicos da cidade. Os aparelhos nunca tinham sido adquiridos pela Prefeitura em gestões passadas e com isso o município terá dados oficias em período chuvoso e evitará possíveis desastres.

 

O pluviômetro é um aparelho de meteorologia usado para recolher e medir, em milímetros lineares, a quantidade de líquidos ou sólidos (chuva, neve, granizo) precipitados durante um determinado tempo e local.

 

De acordo com o chefe da Defesa Civil, Otaviano Ferreira, os aparelhos foram instalados em locais considerados de risco para que em período chuvoso seja emitido um alerta para ajudar aos moradores e evitar possíveis tragédias.

 

“Um dos aparelhos foi instalado na UPA do Campo da Liga, por se localizar próximo ao Canal do Morro e o outro no Centro Administrativo, porque fica próximo ao Canal do Frango, locais considerados de risco, pois em chuvas acima de 60mm acontecem alagamentos nessas áreas. A partir das primeiras chuvas nós teremos índices oficiais e criaremos um sistema de alerta para quando estiver próximo de alagar esses locais os moradores sejam avisados para poderem se prevenir e saírem dos locais, evitando assim desastres maiores”, explicou Otaviano.

 

Ainda de acordo com a Defesa Civil Municipal, outro pluviômetro será adquirido e um fluviômetro já foi adquirido e será instalado na ponte da Alça Sudoeste para medir a lâmina do Rio Espinharas. “O Fluviômetro é um aparelho 2 em 1, ele tanto medirá os índices pluviométricos como medirá a altura da lamina do Rio Espinharas e com isso evitaremos desastres, pois avisaremos aos moradores da região ribeirinha a tempo de evadirem o local”.

 

Otaviano ressaltou que esses aparelhos foram adquiridos, sem nenhum custo para os cofres da prefeitura, juntos ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) durante a participação de representantes da Defesa Civil de Patos em um evento em São José dos Campos sobre esse tema.

 

“Fomos os únicos representantes da Paraíba no evento, e apresentamos uma propositura e defendemos que era necessária a aquisição desses aparelhos, visto que nosso município sofre muito com esses desastres de alagamentos. Fomos atendidos e a cidade foi contemplada com 2 pluviômetros e 1 fluviômetro sem custo nenhum”, destacou Otaviano.

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *