Na manhã desta sexta-feira (25/08), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizaram uma reunião com os catadores para tratar sobre as necessidades dos mesmos e de como a Prefeitura de Patos pode contribuir com melhorias para o trabalho de cada um.
Na oportunidade foram recolhidos dados dos catadores para ser realizado um levantamento de todas as famílias que participam da coleta e a possível inserção dos mesmos em programas sociais. Também foram feitas reivindicações por parte dos catadores e discutido sobre a colaboração da Prefeitura para proporcionar melhores condições de trabalhos para eles.
O secretário de Meio Ambiente, Natércio Alves, disse que desde o início da gestão a Prefeitura vem buscando uma aproximação entre as famílias que trabalham no lixão e o poder público para que possam dar um suporte melhor a todos esses trabalhadores.
“Hoje nós nos reunimos aqui, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social, e estamos pegando o nome de todos os catadores para fazer uma listagem e elaborar um diagnóstico da situação dessas pessoas e ver o que podemos trazer de melhorias para o trabalho deles”, disse.
A secretária de Desenvolvimento Social, Maria Da Guia Lustosa, disse que o cadastro vai servir para ter ideia de quantas pessoas precisam ser atendidas pela Secretaria. Durante a reunião foi feito um levantamento em relação aos inscritos no Bolsa Família e Aluguel Social.
“Através desse cadastro iremos fazer as visitas para apurar as informações e atender essas famílias dentro das nossas possibilidades. Também sentimos a necessidade de fazer um trabalho em rede junto com a saúde, pois muitos não são vacinados e precisamos dessa união entre todos para que possamos fazer algo pelo próximo”.
A catadora Márcia dos Santos disse ter ficada satisfeita por ter sido lembrada pela gestão, já que eles desenvolvem um trabalho colaborativo não só para a preservação do meio ambiente, como também para a saúde da população.
“Eu achei boa a reunião, pois eles têm que saber o que a gente precisa. Nós trazemos muitos benefícios para todos, pois trabalhamos com reciclagem. Foi muito bom, eles escutaram a gente e espero que possam fazer algo por nós”,destacou.