Uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Patos e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) resultou na inserção de alunos do curso de Medicina Veterinária ligados ao Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde do Hospital Veterinário para atuarem como estagiários junto as equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).
A parceria visa fazer com que esses alunos residentes possam atuar junto à população com palestras e orientações sobre doenças transmitidas por animais errantes (abandonados), como a população pode lidar com essa situação objetivando melhorar o controle das zoonoses; fazer inspeções na parte clínica de animais; nos casos em que houver necessidade, encaminhamento de animais para o Hospital Veterinário, dentre outras atividades.
De acordo com o secretário adjunto de Saúde, Wendel Palmeira, a parceria é uma conquista da atual gestão e é de fundamental importância para o município de Patos, pois vem para agregar valor aos serviços oferecidos pelo NASF e a população só tem a ganhar com a qualidade da assistência oferecida.
O Coordenador do Programa de Residência Médica da UFCG, Dr Pedro Izidro, comentou sobre a importância da parceria para os alunos do curso. “Essa parceria da Prefeitura com a universidade é bastante salutar, uma vez que essa parceria é uma das prerrogativas que o MEC obriga a todos os programas de residência a atuarem nos órgãos dos setores públicos e assumirem a função de saúde pública fazendo com que a população ganhe também”, disse.
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é regulamentado pela Portaria 3.124, de 28 de dezembro de 2012 e foi criado pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.