Por COORDECOM Terça-Feira – 29 de Agosto de 2017
Com brincadeiras, contação de histórias e apresentações teatrais de contos de fadas a Creche Municipal Tia Lucy, no bairro Salgadinho, realizou na manhã desta terça-feira, dia 29, o lançamento do Projeto Sacola Viajante. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação por meio da Gerência Pedagógica, da Coordenação Pedagógica das Creches e do corpo escolar das creches.
Fantasiadas das historinhas Chapeuzinho Vermelho e Dona Baratinha as professoras da creche encenavam os contos e interagiam com as crianças. Um teatro de fantoches também foi apresentado e músicas infantis embalaram a manhã de lançamento do projeto para os pequenos.
Após essa vivência em sala de aula a sacola iniciará sua viagem para a casa dos pequenos, com livros paradidáticos e pequenas atividades lúdicas para serem feitas com os pais e toda família. Depois, a Sacola retorna para creche, para assim seguir sua viagem para residências de outras crianças.
“A nossa ideia é fazer essa interação da escola com a família. Como o próprio nome diz, a Sacola Viajante fará uma viagem para a casa da criança onde o pai, a mãe, ou qualquer familiar próximo a ela fará a leitura apresentando a historinha para ela, no dia seguinte a sacola retorna e a criança poderá compartilhar com seus coleguinhas como foi levar a sacola para casa,” disse a diretora da creche, Terezinha Hilário.
A diretora falou ainda da satisfação que é poder promover um projeto como esse dentro da creche. “É um projeto muito bom, muito gratificante para a escola e também para os funcionários, é um mundo de possibilidades para nós que trabalhamos com as crianças, e os professores se empenham bastante. E a gente só visa cada dia melhorar mais em função da criança, “ comentou.
Cada creche está desenvolvendo suas atividades dentro do Projeto, e ainda nesta tarde o Sacola Viajante será lançado na Creche do CAIC.
Comentário do programa – Outras creches da rede municipal estão sendo beneficiadas pelo projeto. A creche Tia Lucy foi construída nas administrações Rivaldo e Geralda Medeiros, com recursos da Fundação Banco do Brasil que na época tinha como presidente o funcionário Edmar da Costa Barros que trabalhara na agência local e era muito amigo de Dr. Rivaldo. O nome da Creche homenageia a esposa de Edmar que se chama Lucy. Os dois são meus compadres há quarenta e quatro anos, como padrinhos do Gonzaga Júnior. (LGLM)