A Escola Nosso Lar Tio Juca, localizada no bairro Brasília, realizou nesta terça-feira, dia 05, o evento de lançamento do o projeto de leitura ‘Era uma Vez, Conte Outra Vez’, que busca resgatar e reforçar o hábito da leitura das crianças do 1º ao 5º ano da unidade escolar.
Para marcar a abertura do projeto na escola cada turma preparou uma breve apresentação de cada conto e/ou fábula que será trabalhado pelo professor em sala de aula durante o projeto. Abrindo as atividades um grupo de crianças fantasiadas de lendas e personagens de contos dançaram as músicas ‘Emília, a boneca de pano’, ‘um bom livro’, ‘leitura da Xuxa’ e ‘brincar de sonhar’.
“Foi um dia muito proveitoso, e é muito bom ver o engajamento de toda escola e de todos os professores no projeto. Esse projeto tem o objetivo de resgatar os contos de fadas e fábulas que estão muito ausentes da vida das crianças. Trabalhar os contos de fadas proporciona às crianças vivências significativas, pois contos e fábulas fazem parte do imaginário delas. A leitura é um importante instrumento para a aprendizagem. Queremos com esse projeto resgatar os valores e incentivar a leitura desde a pré-escola até o 5º ano,” comentou a supervisora da escola e idealizadora do projeto, Aparecida Carvalho.
Durante o desenvolvimento do projeto cada turma fará a leitura de um conto ou de uma fábula, ficando o 1º ano com a leitura de ‘O Pequeno Príncipe’; as turmas do 2º ano com ‘A Princesa e o Sapo’ (manhã) e ‘Cinderela’ (tarde); com os 3º serão trabalhados ‘Branca de Neve e os Sete Anões’ (manhã) e ‘Chapeuzinho Vermelho’ (tarde); já os alunos das turmas de 4º ano ficaram com ‘O rato do campo e o rato da cidade’ (manhã) e ‘A formiga e a neve’ (tarde); para as turmas de 5º ano ficaram as leituras de ‘O pai e seus filhos’ (manhã) e ‘O rato do campo e o rato da cidade’ (tarde).
“A escola se sente motivada nessa perspectiva de incentivar as crianças a retomarem a leitura, o encanto pelo livro, já que nos encontramos nesse momento de era digital o que faz com que a criança se afaste do livro, do encantamento, do lúdico que a leitura pode proporcionar. Estamos também tentando resgatar a questão a interpretação de texto, o senso crítico da criança, numa perspectiva lúdica, expressiva desenvolver as competências e habilidades destas crianças,” disse a diretora da escola, Katiane Sousa.
Após a abertura o projeto segue com suas atividades até o mês de novembro quando haverá sua culminância e apresentação de resultados.