Escola Nosso Lar Tio Juca lança projeto de leitura ‘Era uma Vez, Conte Outra Vez’

By | 08/09/2017 2:14 pm

A Escola Nosso Lar Tio Juca, localizada no bairro Brasília, realizou nesta terça-feira, dia 05, o evento de lançamento do o projeto de leitura ‘Era uma Vez, Conte Outra Vez’, que busca resgatar e reforçar o hábito da leitura das crianças do 1º ao 5º ano da unidade escolar.

 

Para marcar a abertura do projeto na escola cada turma preparou uma breve apresentação de cada conto e/ou fábula que será trabalhado pelo professor em sala de aula durante o projeto. Abrindo as atividades um grupo de crianças fantasiadas de lendas e personagens de contos dançaram as músicas ‘Emília, a boneca de pano’, ‘um bom livro’, ‘leitura da Xuxa’ e ‘brincar de sonhar’.

 

“Foi um dia muito proveitoso, e é muito bom ver o engajamento de toda escola e de todos os professores no projeto. Esse projeto tem o objetivo de resgatar os contos de fadas e fábulas que estão muito ausentes da vida das crianças. Trabalhar os contos de fadas proporciona às crianças vivências significativas, pois contos e fábulas fazem parte do imaginário delas. A leitura é um importante instrumento para a aprendizagem. Queremos com esse projeto resgatar os valores e incentivar a leitura desde a pré-escola até o 5º ano,” comentou a supervisora da escola e idealizadora do projeto, Aparecida Carvalho.

 

Durante o desenvolvimento do projeto cada turma fará a leitura de um conto ou de uma fábula, ficando o 1º ano com a leitura de ‘O Pequeno Príncipe’; as turmas do 2º ano com ‘A Princesa e o Sapo’ (manhã) e ‘Cinderela’ (tarde); com os 3º serão trabalhados ‘Branca de Neve e os Sete Anões’ (manhã) e ‘Chapeuzinho Vermelho’ (tarde); já os alunos das turmas de 4º ano ficaram com ‘O rato do campo e o rato da cidade’ (manhã) e ‘A formiga e a neve’ (tarde); para as turmas de 5º ano ficaram as leituras de ‘O pai e seus filhos’ (manhã) e ‘O rato do campo e o rato da cidade’ (tarde).

 

“A escola se sente motivada nessa perspectiva de incentivar as crianças a retomarem a leitura, o encanto pelo livro, já que nos encontramos nesse momento de era digital o que faz com que a criança se afaste do livro, do encantamento, do lúdico que a leitura pode proporcionar. Estamos também tentando resgatar a questão a interpretação de texto, o senso crítico da criança, numa perspectiva lúdica, expressiva desenvolver as competências e habilidades destas crianças,” disse a diretora da escola, Katiane Sousa.

 

Após a abertura o projeto segue com suas atividades até o mês de novembro quando haverá sua culminância e apresentação de resultados.

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *