População de Patos é beneficiada com mais um serviço informatizado implantado na Saúde do município

By | 10/09/2017 5:14 am

 

Por COORDECOM   Terça-Feira – 5 de Setembro de 2017

Os coordenadores da Atenção Especializada, que dispõem de estoques de medicamentos, e farmacêuticos da Secretaria de Saúde do Município de Patos realizaram uma reunião, na manhã desta segunda-feira, (04/09), na UPA Dr. Otávio Pires de Lacerda, objetivando orientar toda a equipe sobre a implantação do sistema HÓRUS, uma plataforma desenvolvida pelo Ministério da Saúde.

 

O HÓRUS é um sistema de informação web, disponibilizado aos Estados, Distrito Federal, Municípios e Distritos Sanitários Especiais Indígenas, pelo Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), e tem como objetivo fazer o cadastro de medicamentos existentes nas unidades de Saúde distribuidoras para que haja um maior controle de estoque.

 

A gerente de Laboratório e Farmácia do Município, Germana Leitão, orientou os profissionais quanto ao controle dos medicamentos do município que agora serão todos cadastrados no sistema para um melhor acompanhamento do estoque, logística e vencimento dos mesmos.

 

“Havia muito desperdício de medicamentos no município, pois não era possível ter um controle eficaz sobre essas medicações e serviços. A partir de agora, teremos como remanejar a medicação, suprindo a necessidade de acordo com as demandas de cada unidade. Também controlaremos a saída de medicamentos em quantidades absolutas”, disse.

 

A identificação, em tempo real, dos estoques nas centrais de abastecimento farmacêutico, nas farmácias e nas unidades de distribuição são alguns dos benefícios do sistema, bem como o rastreamento dos medicamentos distribuídos e entregues. Além disso, é possível fazer o agendamento das entregas; identificação da demanda de atendimento e da origem das prescrições; consulta ao histórico de atendimento; controle e monitoramento dos recursos financeiros investidos na aquisição e na distribuição dos medicamentos; atualização permanente dos parâmetros definidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas de abrangência nacional, publicados pelo Ministério da Saúde.

 

Segundo a gerente, o HÓRUS é uma plataforma bastante ampla e eficaz. Para isso, as pessoas que forem adquirir medicamentos precisarão levar documentos como: Cartão do SUS, receita prescrita pelas Unidades de Saúde de Patos e um comprovante de residência atual. Com essas medidas, o sistema terá um controle efetivo dos medicamentos entregues a cada paciente e assim, saberá o próximo dia em que o paciente poderá voltar a receber um novo medicamento.

 

Depois de uma fase de adequação ao aplicativo e cadastramento de todos os medicamentos, o serviço estará disponível em sua plenitude.

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *