Durante toda esta semana a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Gerência Pedagógica e do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), e em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e UFCG, esteve desenvolvendo o projeto Plantando uma Vida, em alusão à Semana da Árvore, e que tem como foco desenvolver a consciência ambiental nas crianças da Rede Municipal de Ensino.
Dando seguimento à programação da semana de atividades do projeto, 100 crianças de cinco turmas da pré-escola e 1° ano da Escola Municipal Anaíza Calixto, localizada no Bivar Olinto, saíram numa aula de campo em visita aos viveiros do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR) da UFCG em Patos.
Acompanhados de professores, supervisores, coordenadores e todo corpo escolar, as crianças puderam conhecer as formas de plantio, diferentes espécies de árvores, num passeio lúdico, ecológico e sustentável.
“Nós estamos muito felizes, é realmente muito gratificante ver o interesse das escolas no desenvolvimento desse projeto. E isso é uma esperança diante do quadro ambiental que o mundo se encontra, onde o consumo se sobrepõe à natureza. Aqui a gente tenta com as crianças plantar essa semente da importância da preservação do meio ambiente. Tem sido uma experiência fantástica, e estamos muito gratificadas com os resultados que o projeto já apresenta,” disse a coordenadora do NEA, Marcela Abrantes.
Para a gerente pedagógica da Educação, Mariana Willendorff, a ideia é desenvolver a consciência ambiental nas crianças por meio de um projeto que se estende por toda uma vida, já que, além desta visita, cada escola recebeu uma muda de planta, que foi adotada por uma turma que ficará responsável pelos cuidados com ela.
“Nós pensamos em planejar não só a semana da árvore, ou um dia isolado que faz e a gente esquece, na realidade essa semana marca o início de várias ações que estão sendo articuladas. A parceria com o NEA está sendo fundamental para o desenvolvimento desse trabalho. Nós queremos fazer uma educação de qualidade, construída a longo prazo. Escolhemos turmas da pré-escola porque é de criança que a gente aprende educação ambiental, aprende a respeitar e entender o meio ambiente. Essa visita está sendo ímpar, um momento importante, eles aqui estão vivendo e aprendendo na prática, vendo a plantinha desde quando ela ainda é semente, quando ela vai crescendo, então eles estão podendo ver todas as etapas, e assim na prática se aprende muito mais,” comentou Mariana Willendorff.
A Secretaria de Meio Ambiente, junto com a UFCG, fez a doação das 40 mudas que estão sendo plantadas nas escolas, e o secretário da pasta, Natércio Alves, esteve acompanhando a visita nesta manhã e destacou a importância de desenvolver ações de cunho ambiental com as crianças. “A Secretaria de Meio Ambiente não poderia ficar de fora, fizemos a doação das mudas Às escolas e estamos em parceria com a Educação durante toda essa semana. Ao mesmo tempo em que as crianças plantam uma árvore na escola, nós as incluímos nesse desenvolvimento de uma consciência ambiental e sustentável,” disse o secretário.
Encerrando a manhã de aprendizado as crianças participaram de um piquenique preparado pela escola.
As atividades de plantio em alusão à Semana da Árvore se encerram amanhã, sexta-feira, dia 22, com o plantio das mudas nas escolas da zona rural do município.