Por COORDECOM Segunda-Feira – 18 de Setembro de 2017
Profissionais da secretaria de Desenvolvimento Social e do Ministério do Trabalho estão atuando durante a parte social da Festa de Nossa Senhora da Guia para coibir o trabalho infantil e combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.
A rede de Proteção a Criança e Adolescente é composta por técnicos dos CRAS, CREAS, do Centro POP, PETI, conselheiros tutelares e agentes do Fórum e, durante os noves dias de festa, estará localizada em uma tenda que foi montada nas proximidades da Catedral.
A gerente da Rede de Proteção Especial da secretaria, Ilva Lacerda, explica que as equipes da Rede de Proteção a Criança e ao Adolescente percorrem todo o perímetro da festa buscando identificar situações de trabalho infantil ou casos de exploração sexual. Também está sendo realizada uma campanha educativa para conscientizar e buscar apoio de toda a população em geral para ajudar a causa.
“Onde há aglomerações de pessoas nós passamos buscando identificar crianças em situação de trabalho ou algum tipo de vulnerabilidade. Nós estamos identificados com uma camiseta do Ministério do Trabalho com a frase Chega de trabalho infantil. Nós também estamos realizando uma panfletagem onde abordamos as pessoas e tentamos conscientiza-las para serem nossos parceiros nesta causa”, destacou Ilva Lacerda.
Comentário do programa – Muita gente critica o trabalho dos que se dedicam a evitar o trabalho de crianças e adolescentes, esquecendo a situação de vulnerabilidade em que ficam estas crianças e adolescentes, altas horas da noite nas ruas, mesmo que aparentemente sob as vistas dos pais. Eu me criei trabalhando, mas a situação naquela época era completamente diferente. Não havia drogas, não havia prostituição infantil, não havia tanta violência. (LGLM)