Com o tema “Porque a sua vida vale Ouro”, a coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Patos intensifica as ações voltadas para o Setembro Amarelo, que trata da prevenção do suicídio em todo o Brasil e no mundo, durante a última semana do mês.
A campanha tem como objetivo principal criar um momento de discussão sobre o suicídio nos mais variados ambientes da sociedade civil a fim de conscientizar as pessoas sobre a importância do tema, formas de diagnóstico e prevenção, além de mostrar que o município dispõe de meios assistenciais de tratamento através dos CAPS, NASF e do CER.
De acordo com a coordenadora de Saúde Mental do Município, Mariana Montenegro Leitão, é de grande importância tratar do tema, pois nem todos têm a consciência de que é preciso ouvir e falar sobre isso em um universo em que todos se deixam consumir pela correria do dia a dia a ponto de nem perceber que alguém ao lado pode estar passando por algum transtorno e precisando de ajuda.
Abaixo, segue a programação completa:
DIA 21/09 – Ações em frente à Igreja de Nossa Senhora da Guia às 19h;
DIA 26/09 – UPA Dr Otávio Pires de Lacerda às 9h;
DIA 26/09 – PA Maria Marques às 18h;
DIA 26/09 – USF Sebastiana Xavier e Horácio Nóbrega às 7h;
DIA 27/09 – USF Rita Palmeira e Aderbal Martins às 7h;
DIA 28/09 – Centro de Especialidades Frei Damião às 9h;
DIA 29/09 – Mesa Redonda sobre o “Suicídio: Falar é preciso” no auditório do SAMU para todos os profissionais da Prefeitura de Patos às 8h.