O Ministério da Educação (MEC) liberou no último dia 15 de setembro os recursos financeiros referentes à segunda parcela do financiamento do Programa Novo Mais Educação. Os valores correspondem aos 40% restantes, que garantirão a permanência do programa, nas escolas que aderiram, até dezembro deste ano.
Em Patos, 28 escolas municipais contam com o programa, e de acordo com a coordenadora do Novo Mais Educação, Kilmara Rodrigues, os recursos fazem parte do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e devem ser aplicados na melhoria da infraestrutura física e pedagógica, reforço da gestão escolar e elevação dos índices de desempenho da educação básica.
“Nós tínhamos uma primeira parcela de 60% desses valores para todas as escolas que aderiram ao programa. Esses recursos iniciais condicionavam o programa até setembro, e aí ainda em setembro nós recebemos a confirmação do repasse dos valores dos 40% restantes que manterão o programa até dezembro. Os valores foram creditados nas contas dos conselhos escolares,“ informou a coordenadora.
Segundo Kilmara Rodrigues esta é a primeira vez que o programa tem todo o seu ciclo pago dentro do mesmo exercício, o que garante a permanência do programa até o fim do ano letivo.
“Apesar de não haver essa expectativa, já que em outros exercícios essa verba não vinha, e muitas vezes o programa só acontecia até setembro, esse ano foi confirmado e a verba chegou antes mesmo da data de recebimento dos próximos valores. Agora nós temos até dezembro o programa acontecendo nas escolas efetivamente, e colaborando diretamente com a ideia de educação, formação e letramento,” concluiu.
O Novo Mais Educação impulsiona a melhoria do desempenho educacional por meio do acompanhamento pedagógico em língua portuguesa e matemática, e apoia o desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer.
(KL)