A secretaria de Serviços Públicos juntamente com a rede de proteção especial da secretaria de Desenvolvimento Social realizou, durante o último sábado (07), uma campanha de conscientização sobre o trabalho infantil no Mercado Público Darcílio Wanderley e no Mercado Juvino Lilioso (Mercado da carne), bem como nas feiras livres que ficam em suas imediações.
A ação envolveu profissionais das duas secretarias, dos CRAS, CREAS, PETI e Proteção da 7ª Vara da Infância e Juventude, e serviu para identificar e tentar coibir o trabalho infantil no local. A força tarefa realizou panfletagem e prevenção, na tentativa de sensibilizar os vendedores que ali trabalham para que se conscientizem sobre os riscos de se trabalhar ainda na infância.
A gerente da rede de proteção especial, Ilva Lacerda, explicou que o momento foi muito importante para o combate ao trabalho infantil no município de Patos.
“Nós falamos com os adolescentes que estavam trabalhando, e muitos deles inclusive estavam acompanhados dos seus familiares, do projeto Jovem Aprendiz que abre possibilidade deles adentrarem em alguma empresa através do programa Jovem Aprendiz”, destacou.
O gerente responsável pelas feiras e mercados públicos do município, Nivaldo Gonçalves, disse que essas campanhas de conscientização vão continuar e se tornar cada vez mais frequente e que já no próximo sábado, dia 14 de outubro, as equipes estarão visitando novamente os mercados públicos de Patos.
(RA)