Foi encerrada neste domingo (08) a Feira do Empreendedor 2017 realizada pelo Sebrae e que pela primeira vez aconteceu na cidade de Patos e no Sertão paraibano.
O encerramento foi marcado pela cerimonia de premiação do Hackaton do Sertão, competição realizada em um curto período de tempo (no caso, os quatro dias da 7ª Feira do Empreendedor) para que se possa “dar o start” em novas ideias. O primeiro lugar foi garantido pelo projeto “Foco Certo”, uma aplicação web que facilita a visualização de dados pela gestão pública no que diz respeito à saúde.
De acordo com o participante Romildo Freitas, que compôs o grupo que ficou em primeiro lugar, o Foco Certo visa tornar mais eficiente a aplicação dos recursos públicos. “Assim, vendo onde há o maior foco de doenças é possível que se saiba onde e como aplicar melhor”, comenta.
O Hackaton, de modo geral, é uma competição realizada em curto intervalo de tempo em que programadores, designers e quem mais se interessar se reúnem e ficam em regime de imersão, numa experiência de troca interdisciplinar, para pensar e dar ao menos um start a uma ideia. O evento serve para dar visibilidade a uma ação de transparência pública, bem como possibilitar o engajamento da sociedade civil na utilização desses dados.
“O Hackaton do Sertão foi uma quebra de paradigmas e trouxe a informática e a tecnologia para dentro de uma gestão municipal, e tenho certeza de que o aplicativo irá ajudar muito a população”, disse Paloma Lustosa, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Habitação, que também esteve presente na solenidade de entrega da premiação.
O vice-prefeito, Bonifácio Rocha, durante a cerimônia de entrega da premiação aos vencedores do Hackaton do Sertão falou da importância da Feira do empreendedor para a cidade.
“A feira superou as expectativas. Atraiu gente de várias cidades e pela primeira vez tivemos a alegria de receber em nossa cidade. O Hackaton fez com que a tecnologia favoreça e colabore para a gestão. Agradecer a todos os visitantes e ao Sebrae pela organização. A prefeitura esteve do inicio ao fim participando e foi uma importante parceira do evento”, disse.
A Prefeitura de Patos esteve com estandes durante toda a Feira do Empreendedor, atendendo os visitantes e prestando informações dos serviços e trabalhos desenvolvidos pelas secretarias municipais.
“O município só tem a agradecer ao Sebrae que é nosso parceiro. A Feira alavancou a economia, trouxe turistas para cidade, agregou muito e foi um marco para o desenvolvimento de Patos”, afirmou a secretária Paloma Lustosa.
A Feira do Empreendedor aconteceu de 05 à 08 de outubro e foi uma realização do Sebrae Paraíba com patrocínio do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Patos, Softcom, Caixa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Santander, Tely, Yellow Green, Isis, Mc Flanelas, Sicred, Sicoob, Sescoop/OCB, Gráfica JB e apoio institucional do Fiep/Senai, Faepa/Senar e Fecomércio/Senac.
DN