Secretária de Saúde de Patos comemora avanços na pasta

By | 17/10/2017 2:48 pm

Em entrevista ao Radialista Silvio Romero da Rádio Morada do Sol, na manhã desta segunda-feira, (16/10), a secretária de Saúde de Patos, Andressa Lopes, respondeu aos questionamentos feitos pelos entrevistadores do programa, como os radialistas Adilton Dias e Sarah Viana, bem como ouvintes que participaram através das redes sociais.

 

Durante 45 minutos de programa, a gestora da pasta respondeu a todas as perguntas e anunciou novidades para a população usuária do SUS. Ela começou lembrando dos atendimentos disponibilizados na atenção especializada e que agora, como prometido, se volta para atenção básica. Em sua fala, ela ressalta que 24 unidades de saúde já foram reformadas e que ainda este mês, serão entregues duas delas, a do Monte Castelo, no bairro do mesmo nome, e a Enaldo Torres, bairro das Placas, ambas  com regularização de insumos, material de limpeza, dentre outros materiais essenciais para o bom funcionamento.

 

Em relação ao serviço de odontologia, a secretária lembrou que, até em outra entrevista, foi desafiada a informar uma unidade que estivesse funcionando e que hoje ela pode afirmar que todas as unidades em funcionamento passaram por manutenção e estão atendendo.

 

Na parte de medicamentos, a mesma reconheceu que houve problemas no início da gestão, devido as questões de licitação, mas que agora começam e se normalizar. Ela frisou que só na farmácia básica, são feitos, por dia, de 400 a 500 atendimentos.

 

Em relação à Unidade de Pronto Atendimento – UPA, Otávio Pires de Lacerda, a secretária comemorou a homologação que aconteceu no começo do mês de outubro, por caráter eminentemente técnico, em que o Ministério da Saúde, reconheceu a excelência do serviço e liberou R$ 1.200.000.00 (Um milhão e duzentos mil reais) para custeio  no período de um ano. Comemorou afirmando que foi uma grande conquista, pois a UPA vinha sendo custeada pelo município a 5 meses. “O prefeito Dinaldinho foi um verdadeiro herói em ter mantido essa UPA com recursos próprios”, ressaltou.

 

Outro fato comemorado com entusiasmo pela secretária foi a liberação para o programa “Melhor em Casa” que cuida dos enfermos em suas próprias residências. Ela ressaltou que lutou pelo programa desde a indicação para o cargo em Patos. “É um programa lindo, brilhante e que a gente conseguiu e foi aprovado o custeio, estou também lá em Brasília, em cima, só esperando que saia a portaria e que aprovem o custeio”, disse.

 

A radialista, Sarah Viana questionou o projeto de construção do Complexo de Saúde para o município, quando Andressa lembrou que, em sua estada em Brasília, junto com o Prefeito Dinaldinho Wanderley, e apresentou o projeto deste complexo que, segunda ela, é importantíssimo, não só para Patos, mas para toda a região, pois essa macrorregião conta com 49 municípios, mas hoje é referência para 75 municípios. Para a execução do complexo, será necessário que os parlamentares, com influência na região, disponibilizem emendas parlamentares para o projeto.

 

Depois de vários questionamentos, a secretária finalizou falando da aquisição de mais três (3) ambulâncias para o SAMU que serão entregues ainda este ano.

 

Ao ser indagada pelo radialista Adilton Dias sobre um título de cidadã patoense em análise na Câmara de Vereadores, a secretária fez questão de agradecer a lembrança de alguns parlamentares, mas que, independentemente de ser aprovado, ela garantiu que irá trabalhar pela saúde de Patos independente de qualquer coisa.

 

(IN – MN)

 

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *