Por COORDECOM Terça-Feira – 17 de Outubro de 2017
Em entrevista ao Radialista Silvio Romero da Rádio Morada do Sol, na manhã desta segunda-feira, (16/10), a secretária de Saúde de Patos, Andressa Lopes, respondeu aos questionamentos feitos pelos entrevistadores do programa, como os radialistas Adilton Dias e Sarah Viana, bem como ouvintes que participaram através das redes sociais.
Durante 45 minutos de programa, a gestora da pasta respondeu a todas as perguntas e anunciou novidades para a população usuária do SUS. Ela começou lembrando dos atendimentos disponibilizados na atenção especializada e que agora, como prometido, se volta para atenção básica. Em sua fala, ela ressalta que 24 unidades de saúde já foram reformadas e que ainda este mês, serão entregues duas delas, a do Monte Castelo, no bairro do mesmo nome, e a Enaldo Torres, bairro das Placas, ambas com regularização de insumos, material de limpeza, dentre outros materiais essenciais para o bom funcionamento.
Em relação ao serviço de odontologia, a secretária lembrou que, até em outra entrevista, foi desafiada a informar uma unidade que estivesse funcionando e que hoje ela pode afirmar que todas as unidades em funcionamento passaram por manutenção e estão atendendo.
Na parte de medicamentos, a mesma reconheceu que houve problemas no início da gestão, devido as questões de licitação, mas que agora começam a se normalizar. Ela frisou que só na farmácia básica, são feitos, por dia, de 400 a 500 atendimentos.
Em relação à Unidade de Pronto Atendimento – UPA, Otávio Pires de Lacerda, a secretária comemorou a homologação que aconteceu no começo do mês de outubro, por caráter eminentemente técnico, em que o Ministério da Saúde, reconheceu a excelência do serviço e liberou R$ 1.200.000.00 (Um milhão e duzentos mil reais) para custeio no período de um ano. Comemorou afirmando que foi uma grande conquista, pois a UPA vinha sendo custeada pelo município ´há 5 meses. “O prefeito Dinaldinho foi um verdadeiro herói em ter mantido essa UPA com recursos próprios”, ressaltou.
Outro fato comemorado com entusiasmo pela secretária foi a liberação para o programa “Melhor em Casa” que cuida dos enfermos em suas próprias residências. Ela ressaltou que lutou pelo programa desde a indicação para o cargo em Patos. “É um programa lindo, brilhante e que a gente conseguiu e foi aprovado o custeio, estou também lá em Brasília, em cima, só esperando que saia a portaria e que aprovem o custeio”, disse.
A radialista, Sarah Viana questionou o projeto de construção do Complexo de Saúde para o município, quando Andressa lembrou que, em sua estada em Brasília, junto com o Prefeito Dinaldinho Wanderley, e apresentou o projeto deste complexo que, segunda ela, é importantíssimo, não só para Patos, mas para toda a região, pois essa macrorregião conta com 49 municípios, mas hoje é referência para 75 municípios. Para a execução do complexo, será necessário que os parlamentares, com influência na região, disponibilizem emendas parlamentares para o projeto.
Depois de vários questionamentos, a secretária finalizou falando da aquisição de mais três (3) ambulâncias para o SAMU que serão entregues ainda este ano.
Ao ser indagada pelo radialista Adilton Dias sobre um título de cidadã patoense em análise na Câmara de Vereadores, a secretária fez questão de agradecer a lembrança de alguns parlamentares, mas que, independentemente de ser aprovado, ela garantiu que irá trabalhar pela saúde de Patos independente de qualquer coisa. (IN – MN)