(Jozivan Antero, no Patos Online)
A pequena Vila de Picotes, localizada na zona rural do Município de São Mamede (PB), tem se tornado cenário natural para produção de filmes e comerciais. O local ganhou mais visibilidade após a gravação do filme Deserto, que contou com artistas de renome nacional, tais como Lima Duarte, Guilherme Weber e outros. O local também teve locações para o filme Cinema, Aspirinas e Urubus.
Picotes foi usada para a gravação do comercial da pick-up Frontier, da Nissan (O Caçaador de Nuvens), e vem sendo elogiada por ter a preservação da arquitetura e a rusticidade característica do sertão da década de 50. A Vila Picotes vem sendo chamada da Vila do Cinema Brasileiro.
Para dar mais visibilidade ainda a essa beleza natural da Vila Picotes, a Prefeitura Municipal de São Mamede, através da Secretaria de Municipal de Cultura, estará realizando o 1º Festival Cultural de Picotes. A programação foi divulgada deste a última sexta-feira, dia 20 de outubro de 2017.
Durante os dias 03 e 04 de novembro, o 1º Festival Cultural de Picotes apresentará várias atividades culturais, artísticas e esportivas. O filme Deserto será exibido e lançado com exclusividade no evento. O filme Cinema, Aspirinas e Urubus também poderá ser exibido para os presentes.
A programação contará com rapel no Pico de Picotes, exposição do Clube do Fusca, consertos (sic) de filarmônicas, apresentações musicais, feirinha de artesanato e diversas outras atividades para abrilhantar o festival.
Comentário do programa – Meu pai lembrava com saudade das animadas festas a que compareceu no final da década de trinta nos Picotes, época em que trabalhava em uma bodega na Quixaba. E, diga-se de passagem, ele e os companheiros iam a pé de Quixaba para lá. E, salvo engano, o saudoso Raimundo Gomes, por muitos anos presidente do Sindicato Rural, foi dono de uma bodega nos Picotes. (LGLM)