A Secretaria Municipal de Educação de Patos por meio da Gerência Pedagógica está promovendo o Projeto Café Filosófico com alunos dos 8º e 9º anos das escolas da Rede Municipal de Ensino. Dando continuidade à agenda, o projeto foi promovido ontem, quarta-feira, dia 09, na EMEF José Permínio Wanderley, em Santa Gertrudes.
O Café Filosófico é uma iniciativa dos professores da disciplina Ensino Religioso, e traz como tema a discussão em todos dos Desafios de Ser Jovem no Século XXI. Durante a tarde foi ministrada uma palestra em torno do tema, e em seguida foi aberto o debate e os alunos discutiram o tema.
O ensino religioso tem por objetivo principal de refletir as características comportamentais do adolescente e do jovem em pleno século XXI. Aqui os jovens apresentam as suas expectativas, os seus sonhos e seus desafios que foram superados e os desafios que virão a enfrentar futuramente. Queremos exatamente provocar essa reflexão para mudança, não apenas uma reflexão por si mesma, mas uma reflexão que traga transformação,” disse o mediador e professor Ensino Religioso, o filósofo Damião Limeira.
Para a estudante do 9º ano, Emanuelly Guedes, o evento abriu o espaço para discussão de assuntos de relevância para a vida e para o crescimento pessoal de cada jovem, facilitando a ampliação dos pensamentos.
“Foi muito bom porque permite que as pessoas pensem mais sobre o seu cotidiano, e pensar sobre as situações que nós vivemos e pensar sobre as situações que nós vivemos e pensarmos também em soluções para estas situações. As pessoas elas evoluem a cada vez que pensam mais. A filosofia está na nossa vida, precisa estar presente para que a gente possa cada dia mais crescer e evoluir. Superar os problemas e aprender a lidar com as situações,” comentou a aluna.
A estudante, Kawany de Souza, falou sobre a importância de abordar e debater um tema tão atual e de interesse dos jovens.
“Eu gostei bastante, abordou um tema que precisa ser falado atualmente, que é a questão dos desafios dos jovens, que os jovens estão muito perdidos, eu acho que isso contribuiu bastante na vida de cada um que ouviu a palestra hoje. Eu particularmente fiquei muito feliz. Esses desafios que o professor citou, aconteceu na minha vida, ou na de um parente mais próximo. Foi muito bom mesmo,” falou.
A programação segue na tarde desta quinta-feira, dia 09, O CIEP III Firmino Ayres/Otto Quinho. Na sexta-feira, dia 10, será a vez da EMEF Alírio Meira Wanderley, no Salgadinho, e na próxima segunda, dia 13, a EMEF João Rodrigues, no Mutirão, promove o momento com seus alunos.