(Jozivan Antero, no Patos Online)
O pregão presencial número 070/2017, pelo processo administrativo 212/17, realizado pela Prefeitura Municipal de Patos, homologou a empresa GHIA Engenharia LTDA, sediada em Salvador (BA), para a realização de serviços de manutenção de iluminação pública com fornecimento de materiais em toda a extensão do Município de Patos.
A GHIA Engenharia LTDA receberá pelos serviços prestados um valor estimado, de acordo com o Diário Oficial, de Quatro Milhões Novecentos e Oitenta Mil Reais.
As reclamações pela falta de manutenção da iluminação pública vêm sendo abordada pela população quase todos os dias. Os cidadãos reclamam que pagam a taxa de iluminação pública, porém o serviço não é realizado.
A Prefeitura Municipal de Patos havia contratado, desde o início de 2017, sem licitação, a empresa Real Energy e depois realizou uma licitação para contratação de outra após decorridos os prazos. A licitação aconteceu no mês de julho e a vitoriosa foi a empresa ENERTEC, no entanto, devido à realização de operação do Ministério Público Estadual do Rio Grande do Norte (MPE/RN), os donos das empresas foram presos por envolvimento em crimes contra os recursos públicos. O prefeito de Patos, Dinaldinho Wanderley (PSDB), cancelou a licitação, porém não houve solução para o problema.
Comentário do programa – Vale a pena ressaltar que o valor de Quatro Milhões Novecentos e Oitenta Mil Reais é o valor máximo a ser gasto com a iluminação pública durante um ano. Considerando ainda que mensalmente a prefeitura pagará à GHIA tanto a remuneração pelos serviços prestados como o valor do material utilizado durante o período. (LGLM)