Por COORDECOM Segunda-Feira – 6 de Novembro de 2017
Mais um incêndio no Lixão Público de Patos levou gestão municipal a se mobilizar em mais uma força tarefa para combater o fogo. Dessa vez, o episódio aconteceu neste último domingo, 5 de novembro, e provavelmente tenha iniciado às 5h.
O Corpo de Bombeiros da Cidade de Patos foi acionado e logo em seguida comunicou a gestão municipal sobre o ocorrido, a qual disponibilizou as equipes das Secretarias Municipais competentes para montar estratégias para que o incêndio não se alastrasse.
As equipes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Serviços Públicos trabalharam entre as 7h às 17h, com a ajuda do Corpo de Bombeiros, para conter o incêndio e garantir a segurança dos que trabalham naquela localidade, como também da população patoense, impedindo que a fumaça se alastrasse e chegasse até a cidade.
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Natércio Alves, disse que a equipe da Prefeitura de Patos estava hoje, segunda-feira (06/11), ainda, no Lixão concluindo os trabalhos, mas que a maior parte da ação já foi realizada.
“O prefeito Dinaldinho nos disponibilizou todo o aparato e também fomos auxiliados pelo Corpo de Bombeiros e conseguimos debelar em tempo hábil para que o incêndio não tomasse proporções maiores. Devido a ação que já tínhamos realizado devido o último incêndio, deixamos um material reserva que foi utilizado pelas máquinas da Prefeitura para fazer a cobertura da área onde ocorreu o incêndio e um abafamento para que a fumaça não se propague e vir até a cidade e causar maiores danos para a saúde da população”.
Natércio disse ainda que provavelmente o incêndio foi criminoso, mas que será investigado. (TL)
Comentário do programa – Duas providências tomadas anteriormente facilitaram o combate ao fogo. Um o loteamento do lixo feito para combater o grande incêndio anterior. Isto impediu que o fogo se alastrasse por uma área maior. Outro foi a terra acumulada no local em combates a incêndios anteriores, o que permitiu que o fogo fosse abafado mais rapidamente. Embora se saiba que nesta época quente, qualquer descuido pode provocar estes incêndios, como uma piola mal apagada ou pedaço de vidro que pela incidência do sol provoque uma chama, há suspeitas de que alguns desses incêndios sejam de origem criminosa, cuja motivação não se identificou ainda. (LGLM)