Teve início nesta segunda-feira, 20 de novembro, a abertura da campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher no município de Patos. A Campanha que é comemorada em todo o mundo neste mês de novembro e em Patos está sendo mobilizada pela Delegacia da Mulher com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.
A abertura da Campanha está começando hoje aqui no Brasil para enfatizar a luta das mulheres negras contra o preconceito, já que neste dia 20 é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra.
A abertura foi realizada na Praça Edvaldo Motta, na Concha Acústica e contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal da Mulher, Centro de Referencia de Atendimento a Mulher (CRAM), Delegacia da Mulher, alunos das escolas municipais e população em geral.
Na oportunidade, representantes dos órgãos de apoio às mulheres falaram sobre o objetivo da campanha, a programação que será realizada em Patos, como também da importância da participação de toda a população.
“A Secretaria da Mulher e a Prefeitura são parceiras diretas da Delegacia da Mulher e do Estado nessa Campanha que vem a trabalhar, propor e também denunciar qualquer tipo de violência contra as mulheres do nosso município. Sabemos que todos os anos os índices de violência em nosso país aumentam, e essa campanha vem ao encontro disso e inibir tudo que possa ser contra a mulher no nosso Estado”, disse Samira Medeiros, secretária Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.
“Nós temos índices bem preocupantes de violência contra a mulher, então a gente aproveita esses períodos para fazer um alerta à população e realmente convocar para participar, pois é uma questão cultural e a gente só vai combater isso se a gente mudar essa questão cultural, então não adianta só fazer procedimento na Delegacia se a gente não fizer esse efetivo combate dentro da sociedade”, alertou a Dra. Tâmara Lenina, delegada da Mulher.
“Eu quero dizer para nossa população que é de extrema importância que participem dos eventos, ele estão listados em sites do município e no da própria Prefeitura. Quero dizer que essa programação não é fechada, se houver interesse de alguma escola, associação comunitária, igreja ou diversos grupos querendo uma palestra, procurem o CRAM, a Secretaria da Mulher, a Delegacia ou o Conselho da Mulher que nós marcamos uma data para falarmos sobre esse problema. Então convido a nossa população para se envolver, fazer parte, assistir e também ser alguém que levante a bandeira pela não violência contra a mulher”, falou Joana Darc, presidente do Conselho Municipal da Mulher.
Programação:
Dia 21- Terça-feira – 8h
Panfletagem
Local – Mercado Municipal de Patos
Dia 23 – Quinta-feira – 9h
Palestra sobre os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher ministrada por representantes da delegacia da Mulher e do Centro de Referência de Atendimento a Mulher
Local – Escola Estadual Coriolano de Medeiros
Dia 24 – Sexta-feira – 9h
Palestra sobre os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher ministrada por representantes da delegacia da Mulher e do Centro de Referência de Atendimento a Mulher
Local – Escola Estadual Alzanir Lacerda
Dia 28 – Terça-feira – 9h
Palestra sobre os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher ministrada por representantes da delegacia da Mulher e do Centro de Referência de Atendimento a Mulher
Local – Escola CIEP 4
Dia 01- Sexta-feira
Dia Mundial de combate a AIDS
Dia 06 – Quarta-feira – 8h
Campanha do Laço Branco sobre a não violência contra a Mulher
Local – Prefeitura Municipal de Patos
Dia 10 – Domingo
Dia Internacional dos Direitos Humanos
(TL)