A Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon – Patos), divulga sugestões para os consumidores que pretendem aproveitar as ofertas da Black Friday, que inicia na próxima sexta-feira, 24 de novembro, tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais. A data, que traz grande relevância para o varejo, atrai consumidores que lotam lojas e sites à procura de produtos com grandes descontos.
Segundo a lista de orientações do Procon, que serve tanto para loja física quanto para o comércio eletrônico, o consumidor deve ficar atento às informações de identificação da empresa (razão social, CNPJ, endereço e canais de contato), caso ocorra algum problema com a compra ou com a entrega do produto. Se a loja não possuir tais dados, o cliente deve escolher outra empresa.
Outra dica importante para quem vai aproveitar as ofertas da Black Friday é não realizar transações on-line em computadores desconhecidos (lan houses, cyber cafés, máquinas ou redes públicas). Além disso, é importante imprimir ou salvar todos os documentos que comprovem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, entre outros).
Os preços dos produtos, de acordo com o Procon, também merecem atenção. Assim, os consumidores devem fazer uma pesquisa antecipada dos produtos interessados em várias lojas e sites antes mesmo da Black Friday e no dia compará-los para evitar cair nos anúncios de falsas promoções e descontos.
Outras orientações são observar atentamente a descrição do produto, comparar com outras marcas para saber se ele atenderá as suas necessidades, e tomar cuidado com o preço do frete no caso das compras on-line. Algumas lojas aumentam muito as taxas cobradas para a entrega, fazendo com que o desconto oferecido no produto acabe não valendo a pena para o consumidor.
Outra dica é que no ato da entrega, é recomendável assinar o documento de recebimento após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, devem ser relacionadas, justificando o não recebimento. Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial o consumidor tem o prazo de sete dias para desistir da compra, sem apontar qualquer motivo, contado a partir da aquisição do produto ou de seu recebimento.
“O Procon Municipal, com a aproximação da sexta-feira de descontos, a Black Friday que sempre acontece na última sexta-feira do mês de novembro, esse ano no dia 24 próximo, vem ao público em geral prestar algumas informações, direitos e cuidados que os consumidores devem ter ao aproveitar de algumas promoções nas lojas físicas e virtuais que entram sempre com grandes descontos e ofertas durante as 24 horas da sexta-feira. Fiquem atentos aos produtos que vocês desejam comprar, vejam as ofertas para evitar mal entendido futuro”, disso o secretário do Procon, Bruno Maia.
Bruno disse ainda que qualquer dúvida, reclamação, o consumidor deve entrar em contato com o Procon Municipal que fica localizado na Rua Rui Barbosa, 21, Centro ou pelo telefone: (83) 3423-3629. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. (TL)