Por COORDECOM Quarta-Feira – 22 de Novembro de 2017
São mais de 600 (seiscentos) o número de atendimentos ao homem pela campanha Novembro Azul no município de Patos, o que é um dado muito positivo segundo a Secretaria Municipal de Saúde que, ao dar esse balanço parcial, comemorou a interação dos homens na campanha de conscientização que perdura durante todo o mês de novembro.
Desde o início do mês que a Secretaria de Saúde tem disponibilizado, nas Unidades Básicas de Saúde do município, médicos urologistas e clínicos gerais para atender homens em horário noturno, o objetivo é procurar trazer mais atendimentos ao público masculino que, em sua grande maioria, tem atividades extras no período da manhã, o que muitas vezes impossibilita a procura pela prevenção.
O Laboratório Municipal também está disponibilizando exames de Antígeno Prostático Específico, (PSA), que sinaliza o Câncer de Próstata, para demanda espontânea durante o período da campanha Novembro Azul, ou seja, sem necessidade de marcação do exame para fazê-lo. Os diagnósticos ainda são disponibilizados em até 24h para os pacientes que podem ter acesso ao resultado através da internet, tudo pensando na agilidade e eficiência na atenção básica à saúde. Até esta terça-feira, (21), mais de 300 exames foram feitos.
A campanha segue com a programação nesta quarta-feira, (22/11), quando haverá atendimento na Unidade Básica de Saúde Ministro Ernani Sátiro, localizada no bairro da Vitória, a partir das 18h30, com atendimento clínico e com urologista, além de atividades diversas para a conscientização da saúde do homem, atendendo o público da zona leste de Patos.
Para atender a zona oeste, na quinta-feira, (23/11), a partir das 18h30, a UBS Rosinha Xavier, localizada ao lado da antiga sede do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, Rua do Prado, bairro Liberdade, disponibilizará de atendimento clínico e com médico urologista para os homens daquela região, além de várias atividades de conscientização sobre a saúde do homem.
A campanha Novembro Azul vai até o final do mês e tem como objetivo principal trabalhar a conscientização sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata, bem como sobre a saúde do homem em geral.
(IN – MN)