(Jozivan Antero, no Patos Online)
Zezão da Boiadeira, residente no Bairro Mutirão, em Patos, fez um apelo as autoridades na manhã desta sexta-feira, dia 01, quando recebeu a reportagem do Patosonline.com para verificar in loco a situação de penúria vivida pelo manancial mais querido pela cidade. Ele pede, juntamente com centenas de pessoas, que as autoridades realizem serviços de desassoreamento, limpeza, melhorias e conclusão de obras no açude.
O Açude Jatobá está completamente seco mais uma vez. Na atual situação, o manancial deveria receber melhorias em toda a sua extensão devido ao aterramento, presença de plantas, problemas no balde, no sangradouro, além de a estrada que passa sobre o balde está sem conclusão de serviços que foram iniciados para pavimentação em paralelepípedos.
“As autoridades falam, mas não agem! Eu vejo muita propaganda e as ações não acontecem. Mais uma vez eu vejo o açude seco e tendo a oportunidade de se fazer um trabalho de reestruturação aqui enquanto as chuvas não vêm, pois se vierem fica tudo do mesmo jeito. É uma vergonha, sabe? Dá uma tristeza ver o Jatobá seco. Porque não fazem nada logo? Estão esperando o que? ”, indaga Zezão que fica sem respostas.
Recentemente, o prefeito da cidade de Patos, Dinaldinho Wanderley (PSDB), esteve em Fortaleza (CE) onde protocolou ofício junto ao Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) pedindo serviços de desassoreamento no Açude Jatobá. Os representantes receberam o ofício do prefeito, porém não deram resposta sobre o pleito.
O Açude Jatobá pertence ao Governo Federal e o Deputado Federal Hugo Mota (PMDB) é correligionário do presidente Michel Temer (PMDB). Os cidadãos também cobram do deputado uma posição diante do drama vivido pelo manancial na necessidade de melhorias.