Por COORDECOM Quinta-Feira – 7 de Dezembro de 2017
Foi num momento de muita interação, diversão e confraternização entre famílias dos alunos e comunidade escolar, que a Creche Municipal Mariana Medeiros, localizada no bairro da Vitória, promoveu nesta quinta-feira, dia 07, a culminância do Projeto de Leitura Sacola Viajante.
Durante meses as creches municipais trabalharam esse projeto que uniu a família e a escola. Na Creche Mariana Medeiros, as turmas trabalharam o projeto por meio de subtemas, ficando a turma do Maternal I com o subtema ‘Viajando no Mundo Imaginário das Fábulas’; o Maternal II com ‘Ciranda de Histórias e Canções’; e o Pré I com ‘O Fantástico Mundo da Leitura’.
“Nossa creche desenvolveu muito bem o Projeto Sacola Viajante, que envolveu todas as turminhas e cada uma fez suas atividades com base em seus temas. Hoje tivemos o encerramento que aconteceu de forma brilhante. Sinto muito orgulho desse trabalho que mesmo diante das dificuldades a gente deu o nosso máximo para que desse tudo certo. Foi um prazer imenso ver tudo sendo realizado junto com os pais. Deu tudo certo e foi tudo lindo, só tenho a agradecer a todos. Desejo a todos um Feliz Natal,” disse a gestora da creche, Maria da Paz Araújo Medeiros.
Dentre os contos e fábulas trabalhados com as crianças estavam A cigarra e a Formiga, A Lebre e a Tartaruga, Assembleia dos Ratos, Branca de Neve e os Sete Anões, Cinderela, Alice no País das Maravilhas, A Pequena Sereia, O Rato do Campo e o Rato da Cidade, dentre tantos outros.
Para encerrar o projeto durante toda semana as professoras desenvolveram atividades lúdicas envolvendo o tema com os alunos. E a culminância de todas as ações foi com a presença e participação dos pais na creche.
“A nossa turma, o maternal II desenvolveu o tema Ciranda de Histórias e Canções, onde a gente teve a oportunidade de unir as histórias com as cantigas de roda. Diante de tudo que aconteceu, a gente pode dizer que foi um trabalho valioso. Cada criança levava para casa a sacolinha contendo instrumentos musicais, os livros da historinha e a cantiga de roda. O propósito era que os pais lessem a história para as crianças e cantar a cantiga. Hoje conversando com pais a gente pôde dizer isso, que o nosso projeto foi um projeto vivo, onde a gente teve a oportunidade de a cada dia os pais estarem vivenciando todo o projeto. Foi espetacular. Durante a programação da semana nós fizemos um Piquenique de Leitura, um momento dançante que foi a Ciranda Mix, e hoje no encerramento a gente concluiu com a Ciranda de Despedida com a dramatização da Lina Rosa Juvenil e com a cantiga de rosa Ciranda Cirandinha,” disse a professora Claudenilda Medeiros.