(Jozivan Antero, no Patos Online)
Através dos esforços do poeta e repentista Jomaci Dantas, contando com apoio da Fundação Ernani Sátyro (FUNES), aconteceu na noite da última sexta-feira, dia 01, no auditório Emília Longo, na própria FUNES, o encontro de violeiros edição 2017. A cidade de Patos teve a honra de receber um dos maiores repentistas da América Latina, Oliveira de Panelas.
Durante quase três horas, Jomaci Dantas e Oliveira de Panelas recitaram poesias, cantaram repentes, fizeram desafios e mostraram a riqueza cultural da arte centenária e que continua sendo pauta de estudos devido à dimensão popular que continua a encantar pelo poder do improviso.
Com um público bem seleto, mesmo tendo entrada franca, o encontro de violeiros mostrou que a arte dos repentistas deve ser incentivada para a preservação das raízes culturais do Nordeste. As risadas com as poesias matutas, as “tiradas” típicas dos repentistas e o som da viola, eram agradecidas com aplausos. Após a apresentação foi servido um coquetel para os presentes.
Oliveira de Panelas deixou mensagem para o povo de Patos e Região. “Queridos amigos ouvintes da Rádio Espinharas, eu venho aqui para o sertão sempre feliz sabendo que aqui é a resistência e a coragem do homem universal. A nossa fé, a nossa cantoria, nossa crença e nossa força é sempre pedindo que os céus chorem de alegria para que a nossa terra fique com a água necessária e que o camponês, o roceiro, criado sinta-se feliz nesta terra tão abençoada…”, relatou Oliveira.