Através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que tem como objetivo comprar e distribuir gratuitamente produtos da agricultura familiar, o Banco de Alimentos Estefânia Pereira, por meio dos CRAS do município e em parceria com as associações comunitárias, está distribuindo gratuitamente kits de alimentos para famílias e entidades previamente cadastradas em todo o município.
A técnica agrícola do Banco de Alimentos, Marta Suelly, explicou que devido a uma medida provisória do Governo Federal, a partir de agora, os alimentos só podem ser entregues as famílias através dos CRAS do município, mas que as associações foram convidadas a participar prestando apoio no cadastro dessas famílias e na utilização do seu espaço físico, tendo em vista que muitas famílias moram distante dos CRAS e não tem com se deslocarem até o local para receberem os alimentos.
“As coordenadoras dos CRAS verificam se os kits de alimentos estão em ordem e vão até as sedes das associações dos moradores para realizar a entrega. Essas entregas estão sendo feitas nas associações porque infelizmente os CRAS do nosso município não contam com uma estrutura adequada, porque o Governo Federal embora tenha creditado aos CRAS está responsabilidade não proporcionou condições logísticas adequadas como transporte e armazenamento”, explicou.
“As famílias que antes estavam sendo beneficiadas continuam sendo beneficiadas da mesma forma, o que mudou foi apenas a forma de controle e entrega desses alimentos. Todos vão receber kits sendo ou não cadastrados em associações, desde que seja constatado que a família está com um perfil de risco nutricional”, acrescentou Marta.
O Programa de Aquisição de Alimentos também beneficia as creches, CRAS, CAPS, Centro POP, UPA e o PA Maria Marques através da distribuição de alimentos, bem como as entidades e instituições de caridade do município. (RA)